Notícias

Encerrado 1º Ciclo Goiás contra o Aedes em Campo Alegre de Goiás

Encerrado 1º Ciclo Goiás contra o Aedes em Campo Alegre de Goiás

access_time 7 anos ago

Por: Reginaldo Ribeiro

O fechamento do mutirão e o Dia D que encerra o 1º ciclo do programa Goiás Contra Aedes em Campo Alegre de Goiás, aconteceu no último dia (21) e o bairro Bela Vista foi o escolhido. O objetivo foi mobilizar a população para ajudar a eliminar os focos do inseto que transmite a dengue, a chikungunya e o zika em todos os bairros.

O evento contou com a parceria de todas as pastas da administração municipal, bem como os agentes de combate a endemias, os agentes comunitários de Saúde, Corpo de Bombeiros de Ipameri e equipes da Regional de Saúde de Catalão.

Aproximadamente vinte e cinco pessoas participaram do evento, com proposito de ajudar na orientação sobre a importância de eliminar os potenciais criadouros do mosquito.

Atendendo uma determinação da secretaria Estadual de Saúde, para o combate ao Aedes aegypti convocou secretários municipais de saúde do estado para que promovam ações educativas e de controle ao mosquito em todos os 246 municípios goianos.

“Na quarta-feira, fizemos um grande trabalho de mobilização em Campo Alegre, toda a população em parceria com os nossos colaboradores. Desde já, agradecemos a todas as secretarias e principalmente o apoio incondicional e constante do nosso prefeito Zé Antônio, que não mede esforços em nos ajudar”, afirma Meire Lucia Pereira, secretária municipal de Saúde.

Eliminação de focos

“Solicitamos aos agentes e colaboradores que neste dia D, realizassem visitação a residências e estabelecimentos comerciais, prestando esclarecimentos quanto aos procedimentos para eliminar possíveis criadouros do mosquito, além da distribuição de sacos de lixo e orientação educativa permanente”, detalha Meire.

A orientação é de que as pessoas limpem calhas, retirem entulhos e lixo, removam  recipientes com água parada e usem medidas de controle individual, como telas em portas e janelas e o uso de repelentes.

Segundo informações, só em Campo Alegre no ano de 2016 foram notificados mais de 200 casos no mesmo período.

   

Fotos: Divulgação

 

Compartilhe essa notícia

Comentários