Notícias

PSD mira eleições municipais de 2020 e já mobilizam prováveis candidatos para prefeitos e vereadores

PSD mira eleições municipais de 2020 e já mobilizam prováveis candidatos para prefeitos e vereadores

access_time 1 ano ago

Há truísmos sobre eleições. Primeiro, a um ano e seis meses do pleito, costuma-se dizer: “Está cedo para discutir eleição”. Na prática, todos estão debatendo o assunto, inclusive o que dizem isso. Frise-se que a máxima atribuída a Tancredo Neves permanece válida: “Em política, não há cedo só tarde”. Em segundo lugar, políticos têm o hábito de afirmar que não vão disputar, até porque têm assuntos mais sérios a tratar, como a administração pública, mas encomendam pesquisas com frequência e sondam marqueteiros e aliados a respeito da questão. Terceiro, ouve-se comumente que “toda eleição é a mesma coisa”. A máxima raramente é verdadeira. Cada eleição tem sua história ainda que, na aparência, uma seja a “cara” da outra. Os pré-candidatos às eleições de Goiás em 2020 já começaram a se articular.
O pleito de 2020 terá pelo menos duas novidades: a cláusula de barreira e o fim das coligações partidárias nas disputas proporcionais. E, mais, é a partir da próxima disputa que se ampliará ou não as bases para as eleições majoritárias e proporcionais de 2022.
Alguns especialistas e estudiosos políticos, arriscam a dizer que 2020 está “grávido” de 2022. Por isso, enquanto dizem que está cedo para discutir eleição, deputados e líderes percorrem os municípios reformatando suas bases e recrutando “novos” políticos aos seus partidos.
Recentemente, o Partido Social Democrático (PSD) de Goiás realizou diversas reuniões e contatos para tratar de ações voltadas para as eleições do próximo ano. O presidente do PSD goiano, Vilmar Rocha, esteve em reuniões com prefeitos, vereadores e líderes municipais.


Na ocasião discutiram o processo eleitoral estadual e nacional e as mudanças que os partidos terão em 2020. “Neste ano iremos fortalecer ainda mais o PSD nos municípios, para que no ano que vem tenhamos bons nomes para disputar as eleições, ”, afirmou Vilmar.
Em Catalão, por exemplo, o ex-vereador por dois mandatos, presidente da Câmara de Vereadores, ex-secretário municipal, ex-superintendente da SAE (Superintendência de Água e Esgoto) e ex-diretor de Fiscalização e Monitoramento de Obras da Agetop, César Ferreira (PSD), é uma das apostas da sigla para prefeito em 2020.
A mais de um ano das disputas, as eleições municipais já mobilizam as atenções dos partidos. Deve haver números recordes de candidaturas próprias, resultado da regra, ainda inédita, de vedação das coligações nas proporcionais, o que levará partidos a apostarem nas majoritárias para tentarem reforçar os desempenhos dos integrantes das nominatas aos legislativos.

Em Campo Alegre de Goiás, devem-se confirmar várias candidaturas ao Paço Municipal. Apontado pela diretoria estadual do PSD, com dois mandatos consecutivos, frente ao Legislativo Municipal, o vereador e atual vice-presidente da Câmara, Mauricio da Silva Rodrigues Júnior, popular Mauricinho da Nita (PSD), encabeça a lista dos prováveis nomes para disputa ao cargo de prefeito no interior. O prefeito de Campo Alegre de Goiás – José Antônio Siqueira (PP) está fardado para disputar a reeleição.

Compartilhe essa notícia

Comentários