Notícias

Reunião discute taxa do Valor da Terra Nua entre Sindicato Rural e secretaria de finanças

Reunião discute taxa do Valor da Terra Nua entre Sindicato Rural e secretaria de finanças

access_time 7 anos ago

Na manhã desta segunda-feira, 19, o Secretário de Finanças do município, Élcio Augusto de Carvalho, foi convidado a participar de uma reunião com a diretoria do Sindicato Rural de Catalão (SRC) e associados para discutir o Valor da Terra Nua (VTN), imposto de tributação sobre imóvel rural que não tem nenhum investimento, ou seja, não possui nenhum equipamento ou construções que permitam a atividade rural, como plantações, pecuária, etc.

Segundo o Presidente do SRC, Marcus Favoreto, junto ao Imposto Territorial Rural (ITR) existe a tributação do VTN que passou a ser taxada pelos municípios e não mais pela União. “Desde então percebemos que o valor tem aumentado exponencialmente e ao produtor rural não é esclarecido os métodos de reajuste e a forma que é gasto o dinheiro arrecadado. Assim, solicitamos a presença do secretário para que nos explique estes pontos e que nos indique se já há alguma projeção de aumento de valores para 2017 e se é possível abaixá-la”, explica.

Durante a reunião vários produtores puderam expor seus descontentamentos, visto que o tributo é de acordo com a quantidade de hectares, ou seja, sofre o grande produtor com uma quantidade maior de terras e o pequeno que não consegue pagar o alto preço, como relata o agricultor Wilson Tartuci, “de acordo com a tabela de 2013 até 2016 tivemos um aumento de 600% do VTN, é um valor muito alto e isso onera o produtor que já tem tantas taxas e despesas ao longo do ano”.

O secretário, que procurou tratar a parte técnica do reajuste na reunião, disse que provavelmente haverá um pequeno aumento entre 3 e 3,5% nesta taxa em 2017 e finalizou, “O estreitamento de relações é muito importante para nós discutirmos e sabermos quais são as expectativas da classe e iremos buscar da melhor forma uma solução para todos os lados. Estamos abertos ao diálogo e ao Sindicato Rural sempre que precisarem”.

Também estiveram presentes representantes da Secretaria de Meio Ambiente, presidente do Sindicato Rural de Goiandira e representante do Sindicato Rural de Campo Alegre.

Larissa Pacheco – Ascom / Sindicato Rural

Compartilhe essa notícia

Comentários