Notícias

Três Ranchos participa da virada ambiental, uma iniciativa do estado de Goiás

Três Ranchos participa da virada ambiental, uma iniciativa do estado de Goiás

access_time 4 anos ago

Foi na manhã do último (22), na fazenda Lagoa zona rural da Cutia, que aconteceu mais um plantio de mudas nativas do cerrado. Ao todo foram plantadas 1000 mudas para contribuição de vegetação em manancial que abastece a cidade de Três Ranchos. O evento fez parte da Virada Ambiental, uma realização da parceria criada entre a Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Agência Goiana dos Municípios (AGM). O projeto objetiva sensibilizar a sociedade goiana quanto ao plantio de espécies nativas do Cerrado. O evento também consolidou o dia 22 de novembro como o dia da Consciência Ambiental goiana.

Para participar dessa aula de educação ambiental in loco, estiveram presentes grupo de pedal Mtb clube do Lobo os alunos da Escola Municipal Santa Rita de Cássia, uma parceria firmada entre Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Educação. As secretárias Clícia Feitosa e Andréia Carrijo, falaram da importância da preservação ambiental e todos os cuidados a serem tomados junto a área da nascente para que não nos falte vegetação e água. Logo em seguida o técnico José Maria da Saneamento de Goiás, falou sobre as técnicas de plantio e as espécies de mudas que os pequenos iriam plantar. Autoridades municipais passaram pelo evento como o Prefeito Hugo Deleon, o chefe de gabinete Haroldo Calaça e o Gerente Regional da Saneago – José Carlos.

Os proprietários da Fazenda Lagoa Eleandro e Sônia Silva, acompanharam na prática os trabalhos junto á sua área. A fazenda que já havia sido beneficiada com o projeto Amigo das Águas, quando recebeu 2.000m² de arame e 400 postes de eucalipto tratado para o cercamento da nascente, além de 300 espécies de mudas do Cerrado que foram plantadas em março de 2019, agora o manancial recebe mais 1000 mudas fruto da virada ambiental. A área fica localizada na cabeceira do córrego Cutia, daí a necessidade de priorizar sua preservação.

 

Serviço: Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Créditos de Imagens: Vinícius Martins

Compartilhe essa notícia

Comentários