Notícias

Coordenadora de regulação de Três Ranchos fala sobre novo sistema que tem modernizado a saúde no município

Coordenadora de regulação de Três Ranchos fala sobre novo sistema que tem modernizado a saúde no município

access_time 4 anos ago

“Em Três Ranchos não temos o que reclamar do SUS”, salienta Patrícia Cândido.

A coordenadora de regulação da Secretaria de Saúde de Três Ranchos, Patrícia Abadia Elias Cândido da Silva em entrevista exclusiva à reportagem do Jornal Últimos Acontecimentos, na manhã desta quarta-feira (15) falou sobre os avanços que, segundo ela, já foram conquistados ao longo destes últimos dois anos e quatro meses frente a pasta. Patrícia é graduada em Fisioterapia que certamente somará muito à equipe da Saúde. No município, ela acumula como experiência profissional quatro anos no Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e três anos no Programa de Saúde da Família (PSF).

De acordo com a coordenadora, alguns exames de alta complexidade estão sendo disponibilizados em menos espaço de tempo pela Secretaria, através da regulação, que agora aderiu ao novo sistema de Autorização de Procedimento Ambulatorial (APAC) e o Sistema Integrado de Saúde (VIVVER) que é um instrumento que tem por objetivo o registro dos atendimentos ambulatoriais realizados no SUS com baixo custo.

“É um recurso fundamental para autorização, cobrança, pagamento e fornecimento de informações gerenciais para os procedimentos ambulatoriais no âmbito do SUS e faz parte do Sistema de Informações Ambulatoriais, SIA / SUS. O município de Três Ranchos sai na frente com a logração de êxito nas solicitações de exames de alta complexidade, como ressonância magnética e tomografia. Hoje, com esse novo sistema, a gente já consegue esses exames em pouquíssimos dias, dependendo do médico descrever o quadro clínico deste paciente”.

Sobre o controle das enormes filas que se formavam em frente ao prédio da Secretaria e sempre serviam como alvo de duras críticas da população com relação à ineficiência no atendimento, a coordenadora disse que uma parte do problema já foi solucionado.

“Hoje em Três Ranchos, temos fila de espera apenas para cirurgia de Cataratas ou algumas oftálmicas. Isso é uma base de Programação Pactuada e Integrada (PPI) que está sendo reorganizada para o ano de 2020, com estrutura financeira para as autorizações das cirurgias”.

Para melhorar o atendimento prestado à população nas redes de atendimento básico, secundário e hospitalar da cidade por intermédio da coordenação das atividades relacionadas à assistência médica, a coordenadora da regulação Patrícia salienta o importante respaldo recebido por parte das parcerias com o prefeito – Hugo Deleon, secretária de Ação Social – Alexandra Francisca Custódio e a secretária de Saúde – Michele Santos da Cruz Marangoni.

“O governo do prefeito Hugo tem por finalidade buscar junto ao setor privado visando a convênios e programas que, entre outras finalidades, promover a medicina preventiva, viabilizando campanhas de educação sanitária que garantam eficiência no diagnóstico e tratamento para que o paciente tenha seu problema resolvido com a melhor qualidade e maior agilidade possível”.

Como funciona a regulação hospitalar?

Regular o acesso do usuário aos serviços do SUS significa prover, a partir da identificação da necessidade desse usuário, os recursos necessários para a assistência à sua saúde no tempo oportuno.

“Quando haja uma necessidade grande de um acompanhante profissional para que tenha uma maior agilidade de atendimento seja emergência ou mesmo urgência, além de um familiar, eu mesma acompanho o paciente seja em qual for o município do País”.

Uma nova ferramenta de gestão para ordenar e organizar os fluxos de atendimento a consultas e exames especializados já está em operação. “Trata-se de um programa coordenado pela equipe da secretaria de Ação Social, que verificará onde é realizado e qual desconto apresentado a cada procedimento do paciente. Cada exame existe uma formula de desconto de forma a garantir que os casos de maior risco sejam priorizados”.

Ao da entrevista, a coordenadora de regulação – Patrícia Abadia, relatou sobre a assistência disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de Três Ranchos.

“Ao participar de uma conferência na Escola de Saúde em Goiânia – GO, após a explanação entre alguns gestores de todo o estado, percebi que nosso município é muito bem assistido. Existem vários outros municípios em Goiás, que não sai nem mesmo uma cirurgia geral de baixo custo e exames de Raio X. Por isso, eu entendo que somos muito bem assistidos, é claro quando vai para Goiânia existe uma certa dificuldade”.

A função dos complexos reguladores é organizar a relação entre a oferta e a demanda qualificando o acesso da população aos serviços de saúde no SUS de forma ordenada e equânime, fornecendo subsídios para o planejamento em saúde.

“Nós quando assumimos faltavam algumas especialidades que tinham grande procura, hoje praticamente temos todas as especialidades entre: Ortopedia, Urologia, Nefrologia, Cardiologia, Neurologia, Cirurgia vascular, Cirurgia neurológica, Exames de colonoscopia, exame de Endoscopia, exames de alto custo, ressonância magnética, Tomografia, exames laboratoriais, Ultrassonografia, radiografia, Cirurgia de Catarata, Cirurgia de Hérnia, exames de biópsia. Disponibilizamos também na própria UBS ginecologista e cirurgião geral para pequenas cirurgias”.

Sobre as expectativas para o futuro, a coordenadora destacou que em 2019 centenas de consultas e exames foram marcadas e ela espera que em 2020 este número seja relevante. Também aproveitou a oportunidade para agradecer o carinho e empenho de sua equipe para com a população local.

“Fazer saúde não é fácil, é sempre um desafio. A oferta é sempre menor que a demanda, então, sempre será um desafio fazer saúde. Mas, eu quero agradecer a dedicação, o empenho e o carinho com que a nossa equipe tem trabalhado”, concluiu.

Texto: Reginaldo Ribeiro / Foto: Divulgação

Compartilhe essa notícia

Comentários