Notícias

Daniel Vilela é nomeado conselheiro fiscal na Saneago

Daniel Vilela é nomeado conselheiro fiscal na Saneago

access_time 1 ano ago

Vice-governador tem mandato até o fim de abril, com possibilidade de recondução ao cargo

Vice-governador Daniel Vilela | Foto: Reprodução

Por: PH Mota

O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, foi nomeado conselheiro fiscal da Saneago, para assumir a cadeira do ex-secretário estadual de Administração Bruno Magalhães D’Abadia, que deixou a pasta em novembro. Daniel foi escolhido em assembleia geral extraordinária realizada na última sexta-feira, 27.

O mandato tem validade até realização da Assembleia Geral Ordinária de 2023, com previsão para acontecer ao fim do mês de abril. Na oportunidade, Daniel pode ser reconduzido ao cargo.

Na mesma reunião, a Saneago ratificou a eleição do presidente Ricardo Soavinski, que compõe o Conselho de Administração, com mandato até o fim de 2024.

Além de Daniel, o Conselho Fiscal da empresa conta ainda com outros quatro integrantes do governo estadual: Adriano da Rocha Lima (Governadoria), César Moura (Retomada), Cristiane Schmidt (Economia) e Pedro Sales (Infraestrutura).

A nomeação do vice-governador considera que sua experiência como administrador de empresa particular nos últimos quatro anos está dentro da exigência da Lei das Estatais. Segundo a lei, qualquer integrante de conselho fiscal deve ter formação acadêmica em conformidade com o cargo, além de exercício anterior em cargo de direção, assessoramento na administração pública ou administração de empresa.

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal da Saneago é responsável por fiscalizar atos administrativos da empresa, além de garantir o cumprimento de seus deveres legais. Dentro dos processos de fiscalização, os conselheiros discutem propostas relativas a modificação de capital social, planos de investimento ou orçamentos de capital, distribuição de dividendos, dentre outros.

Além disso, cabe ao Conselho denunciar erros, fraudes ou eventuais crimes detectados dentro da estrutura interna, bem como sugerir providências úteis de solução. Como órgão fiscal, naturalmente também cabe ao Conselho analisar balncetes e demonstrações financeiras elaboradas pela Saneago.

Além do conselho, também atuam para fiscalização o Comitê de Auditoria Estatutário e a Auditoria Interna.

Compartilhe essa notícia

Comentários