Notícias

Flávio Bolsonaro teria vetado Gustavo Mendanha no PL

Flávio Bolsonaro teria vetado Gustavo Mendanha no PL

access_time 2 anos ago

De acordo com informações apuradas pela coluna, o filho 01 do presidente Jair Bolsonaro (PL), senador Flávio Bolsonaro, já teria descartado uma eventual candidatura do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido), pelo PL em Goiás, sobretudo na condição de candidato bolsonarista no Estado. O veto ao ex-emedebista teria atendido um pedido do deputado federal Major Vitor Hugo (PSL), que é muito próximo do clã bolsonaro e que teria feito a solicitação pessoalmente ao senador Flávio Bolsonaro para que barrasse a filiação de Mendanha ao PL de Magda Mofatto. Vitor Hugo, que deve se filiar ao PL assim que for aberta a janela partidária, em março próximo, teria dito ao filho do presidente que Mendanha não representa a direita bolsonarista e que estaria, na sua visão, muito mais próximo do presidente Lula do que de Jair Bolsonaro, propriamente dito. Para sustentar esse discurso, Vitor Hugo lembrou a Flávio, que é quem está avaliando os nomes nos estados, que Gustavo Mendanha caminha muito próximo com o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e que o tucano esteve recentemente com o ex-presidente Lula (PT) avaliando a possibilidade de alianças em Goiás. Major Vitor Hugo sustenta que ele é o único candidato que de fato representa e defende Jair Bolsonaro em Goiás e que por isso teria o direito de disputar o governo pelo PL nas eleições de outubro próximo. Segundo informações, a deputada Magda Mofatto, principal nome do PL no Estado, e seu marido, Flávio Canedo, presidente Regional da legenda, serão comunicados da decisão de Bolsonaro. Crescem, portanto, as chances de Vitor Hugo assumir a cabeça de chapa do PL em Goiás. Para Gustavo Mendanha, seria mais uma porta que se fecha.

Patriota
Com a negativa do PL nacional e o Podemos em vias de firmar aliança com o União Brasil, que em Goiás tem como presidente ninguém menos do que o governador Ronaldo Caiado, o staff de Gustavo Mendanha já fala em estreitar conversas com o Patriota de Jorcelino Braga. O pré-candidato do partido, Jânio Darrot, desistiu de concorrer ao governo. Aliados de Mendanha, no entanto, veem falta de estrutura eleitoral.

Réus
De acordo com notícia do Jornal Opção, o ex-presidente da então Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), Jayme Rincón, e o ex-cartorário Maurício Sampaio tornaram-se réus em ação que apura o desvio de R$ 2,2 milhões na construção do aeródromo em Mambaí, cidade no nordeste do estado, obra que teria se iniciado em 2014. A defesa de Rincón se diz surpresa com a denúncia e afirma que nada de irregular foi cometido por seu cliente.

Aposta
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Lissauer, ainda no PSB, mas que deve migrar para o PSD para disputar uma vaga na Câmara Federal, voltou a defender a reeleição do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Lissauer aposta, também, no nome de Henrique Meirelles (PSD) para compor a chapa majoritária de Caiado na condição de candidato ao Senado.

Aposta II
Para Lissauer, o nome de Henrique Meirelles se destaca por vários motivos, dentre os quais a experiência que ele acumulou enquanto gestor público. Eleitoralmente, Vieira avalia, em entrevista ao Jornal Opção, que Meirelles traz consigo um partido forte – sendo o PSD – com tempo de televisão e bons quadros internos. Segundo ponto, diz, é que se trata de uma candidatura com uma viabilidade muito grande do mercado.

Federação
União Brasil, MDB e PSDB teriam iniciado conversas para se unirem em uma federação partidária, cujo resultado pode ser a criação do maior bloco partidário da história republicana do Brasil. Esse acerto, no entanto, faria os partidos envolvidos abrirem mão de seus pré-candidatos e uma nova escolha seria realizada, buscando um nome de consenso das siglas. João Doria, pré-candidato tucano à presidência, resiste à ideia.

Prevenção ao Câncer
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) sancionou lei que cria a Semana Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer de Colo de Útero e Colorretal. De autoria do deputado Antônio Gomide (PT), o projeto determina que a primeira semana de março passa a ser dedicada a alertar, educar e mobilizar a sociedade para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero e do reto.

Conjuve
Na última terça-feira (08/02), foi publicada no Diário Oficial de Goiás a nomeação do advogado Thárik Uchôa como conselheiro titular do Conselho Estadual da Juventude (Conjuve). Uchôa foi eleito para a função representando o Movimento Reinventar, que foi criado para defender o amplo acesso à educação. Ele ocupará a vaga por um ano, podendo ser reeleito por mais um ano.

Filha de Iris Rezende critica veto de homenagem ao pai
Ana Paula Rezende usou suas redes sociais para criticar o veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) ao PL aprovado na Câmara Municipal que dava à Avenida Castelo Branco, uma das principais da cidade, o nome de Iris Rezende Machado. A proposta, de autoria do vereador Clécio Alves (MDB), foi vetada por Rogério Cruz sob o argumento de não ter respeitado a Lei Orgânica da capital. “É uma pena que o pensamento de muitos seja tão pequeno”, lamentou Ana, sem citar nomes.

Ana Paula agradeceu os vereadores que aprovaram a proposta, em especial Clécio Alves, o jornalista Pinheiro Sales, que defendeu em artigo publicado na imprensa o legado de Iris Rezende, além do professor Arquidones Bites, que também defendeu a mudança do nome em duas cartas publicadas no jornal O Popular.

Linha cruzada

O Governo de Goiás publicou, na última sexta-feira (11/02), edital de convocação no Diário Oficial do Estado (DOE) de 28 aprovados no concurso de Auditor-Fiscal da Receita Estadual, Classe A, Padrão 1, da Secretaria de Estado da Economia. “Tenho certeza que estes novos auditores vão somar a esse time comprometido que temos hoje, em Goiás”, apostou o governador Ronaldo Caiado.

 

Compartilhe essa notícia

Comentários