Notícias

Nova remessa de doses dá fôlego à vacinação em Goiás

Nova remessa de doses dá fôlego à vacinação em Goiás

access_time 3 anos ago

Carregamento contém 69,8 mil unidades da Coronavac. Municípios já estavam com aplicação quase paralisada por conta dos baixos estoques da proteção contra o coronavírus

As 69,8 mil doses da Coronavac enviadas pelo Ministério da Saúde para Goiás nesta terça-feira (9) chegaram no Estado no momento em que os estoques dos municípios estavam no fim e as aplicações de doses quase paralisadas. A partir desta quarta-feira (10), serão distribuídas para as 18 Regionais da Saúde que vão enviar para as cidades goianas 34,9 mil doses destinadas para pessoas com idade igual ou superior a 75 anos. Entretanto, municípios que já atenderam esta faixa etária poderão avançar para as pessoas mais jovens.

Após o desembarque, no Aeroporto Internacional de Goiânia, as doses foram para a Central Estadual de Rede de Frio, no Jardim Santo Antônio, também na capital.

A SES-GO já recebeu 514.480 doses, sendo 395.480. Destas, foram distribuídas 461.240, sendo 342.240 da Coronavac e 119.000 da AstraZeneca.

O secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, afirma que existe uma previsão para mais doses chegarem no fim da próxima semana e afirma não existir problema quanto ao parcelamento das entregas. “Isso (vacinas estarem chegando aos poucos) tem facilitado para que na aplicação da vacina não haja aglomeração”, pontua.

Em Aparecida de Goiânia, que já está vacinando pessoas com mais de 70 anos, ao longo desta semana a imunização está ocorrendo exclusivamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para quem agendou o serviço pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade informou que todas as vagas disponíveis na ferramenta já tinham sido preenchidas.

Em Anápolis, que está vacinando idosos com mais de 75 anos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informou que “o atual estoque de primeiras e segundas doses está reduzido.”

De acordo com levantamento preliminar da SES-GO, Goiás já aplicou 262.881 doses na primeira etapa. Entretanto, no Painel da Covid-19 da pasta, apenas 238,9 mil estão registrados por conta de um atraso dos municípios em abastecer o sistema. Em relação à segunda dose, foram vacinadas 60,8 mil pessoas, segundo o painel.

Goiânia

Em Goiânia, o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Yves Ternes, afirmou que o município ainda possui doses que poderiam ser usadas na primeira etapa da imunização, mas que elas estão reservadas para a segunda dose. “Temos muito cuidado na hora de usá-las, pois temos de garantir que todos que tomaram a primeira dose vão receber o reforço”, explica.

Goiânia está vacinando idosos com mais de 76 anos. Cerca de 13 mil idosos com mais de 85 anos devem receber a segunda dose da Coronavac nesta quarta-feira (10) e quinta-feira (11) (veja locais no quadro).

O superintendente de Vigilância em Saúde da SMS pede que os idosos evitem os primeiros horários do dia e também os drive-thrus, que têm um fluxo maior de pessoas.

Ternes alerta a população para a importância de não ultrapassar o intervalo de 28 dias para a segunda dose da vacina. “É o período recomendado pelo Ministério da Saúde e pelo fabricante.” Para tomar o reforço é importante apresentar o cartão de vacinação.

Compartilhe essa notícia

Comentários