Notícias

Pedro Sales pode ser vice de Ana Paula Rezende na disputa pela Prefeitura de Goiânia

Pedro Sales pode ser vice de Ana Paula Rezende na disputa pela Prefeitura de Goiânia

access_time 1 ano ago

O nome da filha de Iris Rezende começa a ser ventilado para ser a candidata do MDB e o vice poderá ser um aliado de Ronaldo Caiado, do União Brasil

Iris Rezende e Ana Paula Rezende: a renovação do irismo | Foto: Instagram

Um dos assuntos mais comentados no meio político é a possibilidade de Ana Paula Rezende — filha de Iris Rezende — disputar a Prefeitura de Goiânia pelo MDB.

Ana Paula Rezende ainda não confirmou que planeja disputar e, quando inquirida pelos políticos, mostra-se reticente. Recentemente, durante uma homenagem à memória do pai, a plateia gritou: “Prefeita! Prefeita! Prefeita!” Ela ficou visivelmente emocionada — e só. Um emedebista disse a outro emedebista: “É a nossa ‘Irizinha’”.

Políticos e pesquisadores afirmam que Ana Paula Rezende tem “qualidades” que vários outros pré-candidatos não têm. Primeiro, é filha de Iris Rezende, ou seja, absorve parte da história e do prestígio do pai. Segundo, embora tenha tradição política, simboliza a renovação, por ainda ser jovem. Terceiro, pode reunir em torno de sua candidatura uma grande frente política.

Pedro Sales: secretário hors-concours do governo do Estado de Goiás | Foto: Divulgação

Os dois partidos mais importantes de Goiás, neste momento, são o União Brasil do governador Ronaldo Caiado e o MDB do vice-governador Daniel Vilela. Ambos os líderes, com os respectivos partidos, estarão, se a candidatura for confirmada, ao lado de Ana Paula Rezende (e não deixa de ser curioso que a renovação do MDB esteja nas mãos da tradição, do que se pode chamar de a tradição do novo, quer dizer, sob direção dos filhos de Maguito Vilela e Iris Rezende).

Que Ana Paula Rezende pode ser candidata não é mais novidade. Muitos sabem disso. Na semana passada, numa loja da Vila Mutirão, um repórter do Jornal Opção ouviu uma conversa animada sobre a eleição para prefeito de Goiânia, que será realizada daqui a oito meses e alguns dias. Dois homens e uma mulher, na faixa de 40 a 50 anos, falavam sobre candidaturas. Um dos homens disse: “A filha do Iris é uma boa candidata”. A mulher disse: “Eu voto nela”. O terceiro perguntou o nome da quase-política. A mulher não titubeou e disse: “Acho que é Paula ou Adriana”. Citou Paula, mas não mencionou Ana, mas está bem-informada: Adriana (dermatologista do primeiro time) é a outra filha do político que governou Goiás por duas vezes e Goiânia por quatro vezes.

A novidade, que começou a ser comentada, é que o executivo Pedro Chaves, que vai operar a Secretaria de Infraestrutura do governo do Estado, pode ser o vice de Ana Paula Rezende. Em 2022, o então presidente da Goinfra quase foi candidato a deputado federal. Mas, considerando que ele era mais importante para sua candidatura à reeleição se ficasse no governo, o governador Ronaldo Caiado optou por retirá-lo da disputa.

Pedro Chaves é um técnico de primeira linha, altamente vocacionado para o setor público — inclusive por sua decência pessoal — e, por isso, pode se tornar uma espécie de Tarcísio de Freitas do grupo de Ronaldo Caiado. Tanto pode ser vice de Ana Paula Rezende, porque seria um começo de carreira, quanto pode ser vice de Daniel Vilela em 2026. Há um futuro político à espera deste jovem disciplinado, focado — verdadeiro workaholic. Ronaldo Caiado tem profundo respeito pelo jovem.

Compartilhe essa notícia

Comentários