Notícias

PGJ participa de instalação da 2ª Vara dos Feitos Relativos ao Crime Organizado e destaca reflexo no trabalho do MP

PGJ participa de instalação da 2ª Vara dos Feitos Relativos ao Crime Organizado e destaca reflexo no trabalho do MP

access_time 3 anos ago

O procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi, participou, na manhã desta segunda-feira (11/1), na sede do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), da solenidade de instalação da 2ª Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa e de Lavagem ou Ocultação de Bens, Direitos e Valores do Estado. A nova unidade vai, de acordo com Vechi, trazer mais celeridade às investigações conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Goiás (MP-GO).

“O combate ao crime organizado é uma das atribuições do MP e a celeridade, tanto nas investigações quanto na análise dos pedidos, é essencial. Por isso, a instalação de uma nova vara dedicada a julgar atos praticados por organizações criminosas é um ganho para o combate aos crimes por elas cometidos e, em consequência, um ganho para toda a sociedade, que já conta com a sinergia entre poderes e instituições”, avalia Vechi.

Para o coordenador do Gaeco, promotor de justiça Rodney da Silva, a instalação da nova vara é “extremamente positiva, em razão da complexidade das investigações envolvendo organizações criminosas e a lavagem de dinheiro”. Rodney explica que essa modalidade de crime, por sua natureza, requer especialização, centralização de esforços e conhecimento dos recursos técnicos e tecnológicos utilizados pelas forças policiais e pelo MP/Gaeco, em face da sofisticação estrutural das organizações criminosas. “Espera-se, a partir de então, ainda maior celeridade do processo, visando concretizar a efetividade da Justiça Criminal, em condutas que resultam em graves consequências econômicas e sociais para o país”, conclui.

O presidente do TJGO também destacou a celeridade esperada com a instalação da nova vara. “Vai agilizar mais a tramitação processual. A primeira vara já tem quase 2 mil processos”, informou Walter Carlos. Os processos serão distribuídos entre as duas varas. A nova unidade será comandada pelo juiz em substituição Alessandro Pereira Pacheco.

(Texto: Pedro Palazzo/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO, com informações do TJGO – Foto: Cristiano Borges – Secom/Goiás)

Compartilhe essa notícia

Comentários