Notícias

Prefeitura de Ouvidor realiza 2ª mutirão de “limpeza” em combate à dengue em toda cidade e pede a colaboração dos moradores

Prefeitura de Ouvidor realiza 2ª mutirão de “limpeza” em combate à dengue em toda cidade e pede a colaboração dos moradores

access_time 2 anos ago

Na manhã desta segunda-feira (14) a prefeitura de Ouvidor por meio da parceria entre as secretarias de Saúde e Obras, deu início ao 2ª Manejo Ambiental consiste na coleta de entulhos e retirada dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, febre amarela urbana, chikungunya e a zika virus.

O trabalho, realizado pelos agentes da Vigilância Epidemiológica de Ouvidor, acontece em toda cidade entre os dias 14 a 18 de março, podendo se estender até o dia 23 caso seja necessário. Com as altas temperaturas e as chuvas, o ambiente fica propício para a larva do mosquito se proliferar.

Presente no mutirão o prefeito Cebinha Nascimento em entrevista exclusiva, salientou que determinou a organização do evento uma ação emergencial de limpeza nos locais de maior incidência. Entretanto, vale reforçar que a população precisa participar, não jogar lixo nos terrenos, nas ruas, manter recipientes fechados, e ter consciência de que a prevenção é o melhor remédio contra a Dengue. “O momento é extremamente oportuno para que as pessoas possam, de fato, continuar com os cuidados em relação à limpeza e eliminação dos possíveis reservatórios do mosquito. Somente dessa forma, e com a colaboração de todos, conseguiremos fazer o controle dessas doenças”, afirmou o prefeito.

Segundo o gerente de controle de endemias, Renato Luís Gomes, este é um trabalho complementar, uma vez que os agentes fiscalizam diariamente casas e terrenos. “devido a chegada das chuvas que são constantes nesse período do ano, é necessário intensificar o trabalho e a conscientização de toda a população”, relatou o gerente em endemias.

A secretaria de Saúde solicita aos moradores que coloquem para fora de casa todo o entulho (garrafas, pneus, latas e demais recipientes) capaz de acumular água. Pede ainda que recebam bem os agentes, facilitando seu trabalho nos quintais e terrenos.

O combate ao mosquito é um dever de todos, para isso é necessário estar vigilante neste momento onde as chuvas se intensificam e contribuem para criar um ambiente favorável à procriação do mosquito da dengue.

Com informações da Secom

Compartilhe essa notícia

Comentários