Notícias

Projeto de concessão privada de saneamento de Catalão é retirado de pauta

Projeto de concessão privada de saneamento de Catalão é retirado de pauta

access_time 1 ano ago

Por: Edson Leite Júnior

O projeto de lei que daria autorização para que a Superintendência Municipal de Água e Esgoto (SAE) de Catalão fosse gerida por meio de parceria público-privada (PPP) foi retirado de pauta na última semana depois que a base do prefeito Adib Elias (PP) percebeu que não havia consenso na Câmara Municipal sobre a questão. Ele chegou a ser colocado em pauta duas vezes, mas acabou não sendo votado.

De acordo com o vereador Rodrigo Alves Carvelo (Podemos), dos 17 vereadores da cidade, 14 são da base do prefeito e 3 são de oposição. Nove dos 14 parlamentares aliados do chefe do executivo, seriam contra o projeto, o que levou com que ele fosse retirado de pauta. “O projeto não chegou a ser deliberado pela Câmara, mas a prefeitura continua sondando os vereadores”, comentou Rodrigo.

Segundo o vereador, agora o projeto só vai de novo pro plenário, se tiver chance de ser aprovado. “O prefeito, nos últimos seis anos, nunca teve um projeto reprovado. Melhor retirar de pauta do que ter projeto reprovado”, avaliou Rodrigo.

Essa não é a primeira vez que um projeto como esse chegou na Câmara da Catalão. Em 2015, na gestão de Jardel Sebba (PSDB), um similar foi retirado de pauta depois de forte pressão popular. E o vereador lembra que, nessa época, o prefeito Adib se posicionou contra. “Se na época ele era contra, porque agora é a favor”, questionou Rodrigo.

O projeto em questão previa um contrato de parceria público-privada para gerir a Sae por 35 anos anos, podendo ser renovados por mais 35, somando 70 anos. “Seria feito um pregão onde quem paga mais, leva”, explicou.

A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Catalão, mas, até o momento, não teve resposta. O espaço continua aberto para que o município se manifeste à respeito do tema.

Fonte: J. Opção

Compartilhe essa notícia

Comentários