Notícias

2024 é logo ali: Prováveis candidatos intensificam articulações de olho nas próximas eleições

2024 é logo ali: Prováveis candidatos intensificam articulações de olho nas próximas eleições

access_time 1 ano ago

Eleitores voltarão às urnas nas eleições de 2024 para escolher os representantes municipais. Foto: Editoria de Arte

As Eleições gerais de 2022 chegaram ao fim, mas nos bastidores, já iniciam as conversas para o pleito municipal em 2024. O site Jornal Últimos Acontecimentos (JUA) fez um levantamento de quem ganhou ou perdeu com as eleições deste ano, já de olho na disputa que acontecerá em dois anos.

Entre as lideranças que mais saiu vitoriosa desta eleição foi o prefeito de Catalão – Adib Elias, que conseguiu eleger seus candidatos, Jamil Calife (PP), como deputado estadual mais votado na cidade, com 19.183 votos, e poderá sair para a disputa de 2024. O prefeito abocanhou também as eleições do candidato a deputado federal – José Nelto (PP) e ao governo de Goiás – Ronaldo Caiado (União Brasil).

Estrategicamente os líderes locais já começaram a se organizar com vistas às eleições municipais, boa parte deles faz agora uma análise do potencial político próprio e de seu grupo.

Como foram votados os candidatos apoiados pelos prefeitos que querem se reeleger ou eleger um aliado? Essa é uma questão que ainda é analisada. O sucesso nas urnas de um deputado estadual, federal, governador e presidente apoiado por um nome que deseja se lançar em 2024 é um bom termômetro.

A dois anos das eleições municipais, já se iniciam as especulações sobre os nomes que buscam a sucessão nas principais prefeituras da região. Nas dez cidades com Catalão, Ouvidor, Três Ranchos, Corumbaíba, Campo Alegre de Goiás, Goiandira, Nova Aurora, Cumari, Anhanguera e Davinópolis, já há movimentações e articulações.

Catalão é a cidade com o maior eleitorado da região, são mais de 70 mil eleitores. O município então ganha especial atenção. O prefeito catalano Dr. Adib Elias, que está em seu segundo mandato consecutivo, não poderá se candidatar em 2024. Com essa brecha ao cargo mais cogitado da política catalana, os olhares dos pretensiosos à chefia do executivo municipal, começam a sinalizar o interesse pela cadeira de Elias.

Nos bastidores da política, os nomes lembrados pelos catalanos são: deputado eleito – Jamil Calife, ex-prefeito e atual secretário de Saúde – Velomar Rios, deputado Estadual reeleito – Gustavo Sebba, ex-candidato ao cargo de prefeito em 2020 – Elder Galdino, ex-candidato ao cargo de deputado Estadual em 2022 – Luiz Sampaio (SD), superintendente da SAE – Rodrigo Margon, Leovil Júnior, e os vereadores Rodrigão (PRTB), Deusmar Barbosa (DEM), Higor Bueno (PROS) e Gilmar Antônio (PODEMOS), além de alguns empresários.

Deputado eleito Jamil Calife e o pref. Adib Elias

Ouvidor tem a segunda economia da região Sudeste de Goiás, ficando atrás somente da vizinha cidade de Catalão.  Na cidade o prefeito – Cebinha Nascimento (MDB), tende a buscar a reeleição, para isso, contará com o apoio do governador Ronaldo Caiado, da deputada Federal Flávia Morais (PDT) e o conterrâneo deputado Estadual – Henrique César (PSC). Como opositor, o ex-prefeito Onofre Galdino (MDB), deve ser o nome que se colocará em 2024.

Prefeito – Cebinha Nascimento ao lado do Dep. Est. Henrique César e do vice-prefeito – Nelci Cândido

Ex-prefeito – Onofre Galdino e o governador – Ronaldo Caiado

Mas os resultados da eleição deste ano contribuíram para o fortalecimento de alguns grupos que também já colocam em debate uma possível disputa pela prefeitura de Três Ranchos. Entre os possíveis nomes, já se fala da possibilidade do vice-prefeito Haroldo Calaça (União Brasil) ser o nome forte para concorrer à sucessão do prefeito Hugo Deleon (CIDADANIA) em 2024. Popularmente conhecido por Haroldinho, que é o presidente da sigla do governador Ronaldo Caiado na cidade, pode pavimentar uma candidatura que lhe garanta uma disputa robusta para prefeito de Três Ranchos.

Prefeito de Três Ranchos – Hugo Deleon e o atual vice-prefeito – Haraoldinho

O cenário que se desenha para Três Ranchos, coloca como a principal adversária de Haroldo Calaça, a ex-secretária de Turismo e servidora pública Clenys Pinheira (sem partido), aliada de primeira hora do eleito deputado Estadual – Jamil Calife (PP), companheira política do prefeito de Catalão – Dr. Adib Elias é representante legal no município do reeleito deputado federal José Nelto (PP).

Dep. Fed. Dr. Zacharias Calil, Servidora Pública -Clenys Pinheira e o De. Fed. – José Nelto

Ainda em Três Ranchos, nomes como dos ex-prefeitos João Batista Peixoto, Rolvander Pereira, secretário de Esportes – Waldemar Neto, empresário – Sívio Pereira  e do vereador – José Luiz do Nascimento (Zé Gaiola), podem encabeçar uma candidatura ao grupo do prefeito Hugo Deleon (Cidadania).

Dep. Fed. Flávia Morais, Dep. Est. eleito – Gorge Morais e o Ver. José Luiz do Nascimento (Zé Gaiola)

O prefeito de Catalão – Adib Elias, após várias conversas e articulações políticas – decidiu apoiar o projeto político do ex-prefeito da cidade de Corumbaíba, o advogado Wisner Araújo de Almeida – para disputa eleitoral em 2024. “Além de todo o respaldo do nosso grupo político, estaremos trabalhando fortemente para que ele seja o próximo prefeito de Corumbaíba. Estaremos juntos nessa luta”, destacou Adib, Fonte: Agência Press.

Dr. Jones Abrão, Leovil Júnior, ex-prefeito – Wisner Araújo de Almeida e o prefeito de Catalão – Adib Elias

Na eleição de 2020, o então prefeito – Sebastião Rodrigues Gomes Filho, também conhecido como Rodrigo Cebola (Podemos), contou com apoio político do prefeito – Adib Elias, com passar dos meses a aliança se dissolveu.

A eleição de 2022 provou que o prefeito de Campo Alegre de Goiás, Zé Antônio (PP), tem grande força eleitoral e capacidade de transferência de votos. Líderes partidários da cidade apontam que o apoio do gestor ao deputado Estadual – Gustavo Sebba (PSDB), foi primordial na cidade, garantindo que a reeleição de Sebba obtivesse uma votação de 1.305 votos, um percentual de 34,12%.

Essa força política deve ser voltar para tentar eleger o seu sucessor que possa dar continuidade na forma de gestão.  O pecuarista e vice-prefeito Douglas Sertório (PP), qualificado e respeitado na cidade, tem se despontado entre os eleitores da cidade. Se viabilizando, ele deve contar com o apoio de Zé Antônio.

Prefeito de Campo Alegre – Zé Antônio e o vice-prefeito – Douglas Sertório

Obtendo o apoio do prefeito, Douglas Sertório pode chegar forte para a eleição municipal. Pesquisas locais apontam que Zé Antônio consegue transferir porcentagem significativa do seu prestígio político.

As eleições em Campo Alegre de Goiás para 2024 também ganharam nomes com peso. Como do atual secretário de Administração – Jincoln Barbosa, os vereadores Mauricinho da Nita (PP) e Reni Rubio (PP), os empresários Euler Guimarães e Juarez Mantega Filho. O jovem político Mauricinho da Nita, fez uma campanha este ano com ampla estrutura e costura de apoios ao candidato à reeleição para deputado Estadual – Gustavo Sebba, que pode lhe conferir potencial de vencer a eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores para gestão 2023/2024.

Ainda é cedo para falar em eleições majoritárias de 2024, mas o pleito de 2022 servirá como termômetro para a próxima festa da democracia, onde serão escolhidos Prefeitos e Vereadores. Até lá, é provável que no tabuleiro da política em Goiandira, muitas peças se reaproximem e outros movimentos marquem os bastidores da política na conhecida cidade da terra branca.

Comenta-se, que a conversa entre o prefeito de Goiandira – Allison Peixoto – (DEM), à candidatura para reeleição de Ronaldo Caiado (UB) em 2022 incluiu combinado prévio para que recíproca ocorra daqui dois anos, na eleição à prefeitura de Goiandira. Só uma ressalva, a cidade da terra branca, fica a cerca de 15 km da cidade de Catalão, administrado pelo prefeito Adib Elias – liderança referendada na região e por todo o Estado de Goiás pelo governador – Ronaldo Caiado. Em sua emissora de Rádio, Adib não esconde que fará forte oposição à reeleição do prefeito de Goiandira.

Prefeito de Goiandira – Allison Peixoto e o Governador – Ronaldo Caiado

Em Nova Aurora, o prefeito João Pimenta de Pádua Junior – popular (Marreco), do MDB, é aliado de primeira hora na reeleição do governador – Ronaldo Caiado ganha força para se candidatar à reeleição. Nos bastidores, devido ao trabalho implementado pelo atual prefeito frente ao executivo municipal, há quem diz que, será bem possível uma candidatura chapa única em 2024.  Vamos aguardar!

De. Fed. José Nelto, prefeito de Nova Aurora- Junior – Marreco, Governador – Ronaldo Caiado e o prefeito de Catalão – Adib Elias

Nomes da política de Cumari ligados ao prefeito João Rios (PDT) apontam que ele ainda trabalha por um nome que possa representar a continuidade de sua gestão. O mais provável é o vice-prefeito e secretário de Saúde, Rafael Meirelles (PDT), que ajudou a conseguir votos suficientes para eleger a deputada federal – Flávia Morais (PDT) e Jamil Calife (PP), além de demonstrar ter viabilidade política para disputar o cargo de prefeito. Rafael também conquistou a confiança da cúpula do partido, pontos que contam ao seu favor para uma disputa em 2024. O atual prefeito, João Rios (PDT), não pode concorrer à reeleição.

Prefeito de Cumari – João Rios, Governador – Ronaldo Caiado e vice-prefeito – Rafael Meirelles

Entre os populares, também são lembrados os nomes da secretária de Administração – Marila Cândida, os vereadores Hernane Gondim e Jaques Abrão Junior, além da família Leão que corre por fora.

O candidato natural na cidade de Anhanguera é o já prefeito Marcelo Paiva (MDB), que deve ir em busca da reeleição. O apoio que ele manifestou ao governador Ronaldo Caiado – posição não diferente do seu partido, tende a lhe render frutos em uma campanha à reeleição daqui a dois anos. Entre alguns vereadores e auxiliares ligados ao prefeito Marcelo Paiva, o tema é tratado com máximo de cautela. São quase unânimes em dizer que ainda é cedo para tratar do assunto, mas não negam que a vitória de Caiado cria um ambiente favorável para uma campanha de reeleição em 2024.

Vice-governador eleito – Daniel Vilela, o prefeito de Anhanguera – Marcelo Paiva e o governador Ronaldo Caiado

Em Davinópolis, nomes como do ex-prefeito Robson Luiz da Silva Gomes, sua esposa Vanusa Bento e sua mãe Maria Helena, podem encabeçar uma candidatura. Para a sucessão da gestão do prefeito Diogo Rosa Nunes (PODEMOS), o candidato natural deverá ser o vice-prefeito, Nelson Machado da Silva.

Texto: Reginaldo Ribeiro / Fotos: Rede Social

Compartilhe essa notícia

Comentários