Notícias
25 mil goianos foram vacinados no DF
O governador Ronaldo Caiado afirmou no Twitter que 14,8 mil moradores do DF foram vacinados em Goiás, em tom de provocação contra o governador distrital, Ibaneis Rocha.
O governador Ronaldo Caiado (DEM) escreveu em sua conta no Twitter na manhã desta segunda-feira (19) que 14.849 doses de vacina contra a Covid-19 recebidas em Goiás foram aplicadas em moradores do Distrito Federal. A declaração foi dada em tom de provocação ao governador Ibaneis Rocha (MDB), com quem trocou farpas e acusações no final de fevereiro. Caiado disse ser defensor do Sistema Único de Saúde (SUS) e que não é possível barrar a vacinação de brasilienses “do povo de vista legal e acima de tudo, moral”.
De acordo com o governo do DF, 25.642 doses de vacina foram aplicadas em moradores de Goiás. Se em Goiás foram distribuídas 12.293 doses referentes à primeira aplicação e 2.556 à segunda em moradores do DF, por lá foram aplicadas, respectivamente, 18.406 e 7.236 em moradores de Goiás.
Na série de três mensagens no Twitter, Caiado defende a atuação em conjunto dos Estados e diz acreditar que da mesma forma que acontece aqui há goianos sendo vacinados no DF. “Só peço reciprocidade e respeito aos goianos que moram no Entorno e ajudam o DF a crescer diariamente com a força do trabalho e do conhecimento. E que episódios discriminatórios recentes, onde governantes do DF falaram de fechamento de divisa com Goiás, fiquem no passado”, disse o governador, em referência a uma fala de Ibaneis em fevereiro na qual ele sugeriu fechar a divisa com Goiás caso o democrata não agisse para que, segundo ele, os goianos do Entorno do DF não precisassem recorrer à rede de saúde distrital.
Durante o dia, Caiado compartilhou no Twitter reportagens que reproduziram sua manifestação nas redes sociais.
Aqui no Estado, entretanto, uma cidade no Entorno está barrando moradores do DF que buscam a vacina. Em Novo Gama, o prefeito Carlos Alves dos Santos confirma que pelo menos um idoso oriundo do DF teve sua vacinação recusada “não por ser morador do Distrito Federal, mas por não apresentar comprovante de moradia na cidade de Novo Gama”. Ele alega seguir orientação da nota informativa 4/2021 da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).
A secretaria, entretanto, diz que não sugeriu que se recuse vacinar quem não mora na cidade. “A orientação do comprovante de endereço é pra facilitar, mas a vacinação deve ser garantida a todos que se apresentarem do grupo que está apto, até pelo princípio de universalidade do SUS”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino.