Notícias

2ª Virada Ambiental, 2º Passeio ciclístico ecológico e 2º limpeza das margens e leito do Rio Veríssimo são realizados entre Goiandira e Comunidade do Veríssimo

2ª Virada Ambiental, 2º Passeio ciclístico ecológico e 2º limpeza das margens e leito do Rio Veríssimo são realizados entre Goiandira e Comunidade do Veríssimo

access_time 4 anos ago

Na manhã do dia 21 de novembro, a Prefeitura de Goiandira, por meio da  Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com Ministério Público (MP/GO) realizou a 2ª Virada Ambiental, 2º Passeio ciclístico ecológico e a 2ª limpeza das margens e leito do Rio Veríssimo na comunidade do Veríssimo a, 24 km.
O Projeto Virada Ambiental está em sua segunda edição no Estado de Goiás e no município de Goiandira, e idealizado por professores da Universidade Federal de Goiás e apoiado pela AGM, FGM, Ministério Público do Estado de Goiás, dentre outras entidades. O projeto já ultrapassou as fronteiras do Estado.
O projeto tem o objetivo de plantar 1000 mudas nativas do cerrado brasileiro em todos os municípios goianos, num único dia, atingindo quase que a totalidade das 246 cidades no ano de 2020.
A ação foi coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e contou com a participação das demais pastas da administração municipal, bem como empresários, servidores e Contour Global Company, detentora dos ativos das PCHs Goiandira e Nova Aurora.
Além das entidades acima citadas, a Promotoria de Justiça de Goiandira e o Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca de Goiandira, patrocinaram o café da manhã e o combustível para as trintas canoas que fizeram a limpeza das margens do Rio Veríssimo.
A saída aconteceu às 8:00 horas da praça do relógio, após um lanche, seguindo pelas ruas e avenidas da cidade até chegar ao povoado do Veríssimo, onde os participantes como ato final fizeram o plantio de 1.500 mudas de árvores nativas do cerrado brasileiro.
Para o secretário de Meio Ambiente de Goiandira – José Renato de Faria Ribeiro, a ação envolvida com o passeio ciclístico é um meio de incentivar a prática de esporte na cidade. “O passeio ciclístico é muito importante porque incentiva o esporte local, dá um respaldo para secretaria de meio ambiente e a prefeitura que estão de parabéns em dá apoio aos ciclistas. Hoje sol está colaborando com uma temperatura agradável para fazer esporte e contemplar o meio ambiente”, disse Renato.
 Via telefone, o prefeito de Goiandira, Odemir Moreira, destacou a importância da ação ambiental para cidade: “O evento é muito importante porque a bicicleta é um meio de transporte pouco usado na nossa região, mas que a cada dia aqui na cidade de Goiandira cresce o número de pessoas adeptas a esse esporte, faz bem para saúde diretamente para físico, e também para o meio ambiente que evita a poluição trazendo benefícios para população. Para a gente é muito importante realizar esse evento. Nós queremos agradecer a equipe organizadora na pessoa do Zé Renato que deu total apoio, participando trazendo sua equipe, realizando inscrições, e também agradecer a cada um que acordou cedo e veio realizar o plantio das mudas e pedalar”.
“O objetivo da gente é despertar nas pessoas uma consciência ambiental, principalmente nas mudanças de hábitos, usar menos o carro e a moto, a gente tem hoje uma dependência muito grande até mesmo pelas distância que temos que percorrer, mas temos o dever de estimular as pessoas pelo menos no final de semana tirar um dia para andar de bicicleta e vivenciar a natureza”, explicou Moreira”.
Além dos eventos voltados à proteção e recuperação do Meio Ambiente, a SEMMAGO – Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Goiandira, em parceria com a Secretaria de Saúde realizou a vacinação contra raiva animal de cães e gatos do Povoado e região.
Ao final do passeio, os organizadores do evento, ofereceu aos participantes um grande almoço na Praça do Povoado, na qual todos os protocolos de combate à Pandemia da COVID- 19, foram seguidos.
Compartilhe essa notícia

Comentários