Notícias
Em entrevista, secretária interina da Saúde de Ouvidor, Vivian Felício, falou sobre as ações de prevenção e combate ao coronavírus
A secretária interina da Saúde de Ouvidor, Vivian Felício, foi entrevistada na tarde desta terça-feira (14/7) pela reportagem do Jornal Últimos Acontecimentos, para falar sobre as ações de prevenção e combate ao coronavírus. Confira a matéria completa.
JUA – Quais são as prioridades da política municipal de saúde?
Priorizamos a prevenção global da saúde do cidadão, uma vez que entendemos que após diagnosticada a doença, mesmo que mínimos os danos já estão instalados.
JUA – Há carência na oferta de especialidades médicas na rede municipal?
Não, o município oferece todos os recursos disponíveis no que tange a atenção básica, além de contar com um hospital municipal de média complexidade, que oferece ainda pediatria, ginecologia, psiquiatria, infectologia, cardiologia, sendo que as demais especialidades são encaminhadas a outros municípios através da referência e contra-referência.
JUA – Como está o funcionamento das unidades municipais de saúde?
As unidades estão operando segundo as orientações do Ministério da Saúde no atendimento de urgência e emergência devido a pandemia do Covid-19.
JUA – Como está o Programa Saúde da Família? E quais as novidades da política de medicamentos?
O programa Saúde da Família em Ouvidor está muito bem estruturado tanto em recursos físicos quanto humanos, sendo inclusive referência a vários municípios da região. A farmácia básica atende a todas as demandas do RENAME.
JUA – Como está capacidade de testagem do Covid – 19 em Ouvidor?
Estamos realizando as testagens seguindo os protocolos do Ministério da Saúde no qual os pacientes com síndrome gripal realizam o Teste Rápido e os pacientes com síndrome respiratória aguda grave realizam o teste PCR.
JUA – Como a Secretaria de Saúde e a Prefeitura está trabalhando em relação ao combate ao coronavírus?
A Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde estabelece ações de cunho público e privado com o fim de controlar a propagação do novo Coronavírus visando assim compartilhar a responsabilidade do combate com a população.
JUA – Quais as ações de rastreamento que estão sendo realizadas pela Secretaria da Saúde em áreas específicas?
Os trabalhadores da saúde são testados, quinzenalmente, com o Teste Rápido com o intuito de identificar, bem como isolar os pacientes assintomáticos que possam transmitir o vírus ocasionando a quebra da transmissibilidade dentro das unidades de saúde, dos domicílios e da sociedade.
JUA – Existe a expectativa de repasse financeiro por parte dos governos Estadual e Federal para ser aplicado no combate ao coronavírus em Ouvidor?
Há realmente a expectativa de repasses financeiros específicos para o Covid-19, oriundos do Tesouro Estadual e Federal, porém, ainda não foram efetuados nenhum repasse, o que não impediu o município de realizar suas ações e diminuir o impacto dessa doença em sua comunidade.