Notícias
Secretariado de Maguito em Goiânia inclui derrotados nas eleições 2020
O POPULAR também já havia adiantado a presença de membros da equipe de transição e de ex-secretários da gestão Iris Rezende (MDB)
A equipe do prefeito Maguito Vilela (MDB), anunciada neste sábado (2), mistura nomes técnicos, indicações políticas, ex-secretários da gestão Iris Rezende (MDB) e derrotados nas eleições de 2020, aliados do emedebista. A confirmação dos nomes foi feita pelo prefeito em exercício, vice de Maguito, Rogério Cruz (Republicanos), em evento no Paço Municipal. Ficou pendente o nome que irá ocupar a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), previsto para ser anunciado no domingo (3).
Da comissão de transição de Maguito, como o POPULAR já havia adiantado, o ex-vereador Andrey Azeredo (MDB) ficou com a Secretaria Municipal de Governo, Euler Lázaro de Morais, com a Secretaria Municipal de Relações Institucionais, José Alves Firmino, com a Secretaria Particular do Prefeito, e Agenor Mariano será secretário Municipal de Planejamento Urbano e Habitação. O último foi secretário na última gestão de Iris Rezende, ocupando a Secretaria Municipal de Administração, de onde se licenciou para ser coordenador-geral de campanha de Maguito em 2020.
Gestão Iris
Entre titulares que integraram, em algum momento, a gestão de Iris Rezende, está o ex-secretário Municipal de Finanças, Alessandro Melo da Silva, que agora volta à pasta de onde saiu em julho deste ano. Na época ele e seus auxiliares entregaram uma carta ao prefeito anunciando a saída e destacando o trabalho realizado para recuperar as contas da Prefeitura de Goiânia. Os motivos, no entanto, não foram revelados. Quando saiu, quem o substituiu foi Zilma Peixoto, que também foi contemplada por Maguito e agora será titular da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).
Dos que continuam nas pastas que ocupavam na gestão Iris estão Aristóteles de Paula Sousa e Sobrinho mantido na presidência da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Filemon Pereira Miguel, na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Kleber Adorno Branquinho na Secretaria Municipal de Cultura, Marcelo Ferreira da Costa, na Secretaria Municipal de Educação, Marcela Araújo Teixeira, na Secretaria Municipal de Administração, e Wellington Paranhos Ribeiro, na Guarda Civil Metropolitana.
Carlos Alberto Branco Antunes Júnior, que já foi superintendente da Central dos Mutirões da Prefeitura de Goiânia, superintendente municipal da Ordem Pública e secretário particular de Iris, foi nomeado para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa na gestão de Maguito.
Fernando Olinto Meirelles ficou com o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Goiânia. Ele integrou a gestão Iris até abril de 2019, quando deixou a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC). A sua saída veio após recomendação do Ministério Público de Goiás (MP-GO) para sanar irregularidades. Isso porque Fernando preside o PTC regional e, portanto, não poderia ter sido nomeado para administrar empresa estatal. Ele faz parte da ala do secretariado de Maguito que representa os partidos que integraram a coligação do prefeito na campanha eleitoral.
Outro presidente de partido contemplado foi Valdery José da Silva Júnior, que está à frente do Diretório Metropolitano do PL. A sigla confirmou apoio a Maguito durante a campanha eleitoral, mas foi impedida de integrar a coligação judicialmente para manter a candidatura de Cristina Lopes (PL). Valdery será o presidente da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul) na gestão do emedebista.
Derrotados
Há ainda integrantes que não só são de partidos que estiveram na coligação de Maguito, como perderam a reeleição em 2020. É o caso do escolhido para ser titular da Secretaria Municipal de Esportes, o ex-vereador Álvaro da Universo (Patriota), que compôs a Câmara Municipal de Goiânia entre 2019 e 2020. Ele era suplente na gestão passada e entrou na vaga de Eduardo Prado (DC), quando este foi eleito deputado estadual.
A ex-vereadora Tatiana Lemos (PCdoB), que teve a candidatura indeferida nas eleições de 2020, vai ocupar o cargo de secretária Municipal de Política para as Mulheres. Gustavo Cruvinel (MDB), que foi vereador até 2020 e ficou como suplente na nova legislatura, foi contemplado com a presidência do Programa de Defesa do Consumidor (Procon). Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social será ocupada por José Antônio da Silva Netto, o Zé Antônio (Republicanos), correligionário de Rogério Cruz, que foi prefeito de Itumbiara entre 2017 e 2020, mas ficou em quarto lugar na disputa pela reeleição.
Da campanha de Maguito, o jornalista que fez a assessoria de imprensa do prefeito, Bruno Rocha Lima (MDB), ficou com a Secretaria Municipal de Comunicação. Já o coordenador da área jurídica da campanha, o advogado Colemar José de Moura Filho, será o novo controlador-geral do município. Também foram contemplados aliados do prefeito, como o sobrinho Leandro Vilela (MDB), que foi vereador em Jataí e deputado federal por três mandatos, e Pedro Pinheiro Chaves (MDB), que foi deputado estadual e federal e hoje é suplente do senador Vanderlan Cardoso (PSD) – o mesmo que disputou a Prefeitura de Goiânia com Maguito.
Escolha
Os demais você confere o perfil abaixo. O prefeito em exercício, Rogério Cruz, garantiu que a escolha foi “extremamente técnica”, mesmo nas definições por nomes mais políticos. Ele disse que parte desse secretariado já havia sido citado por Maguito antes de sua internação e destacou que acharam por bem manter secretários de Iris, reforçando o perfil de continuidade da gestão. “A maioria desses nomes já estava na lista de Maguito, o difícil foi decidir quais escolher, porque existiam secretarias em que havia mais de um, mas com a ajuda da comissão de transição e de Daniel Vilela conseguimos afunilar”, afirmou. Segundo ele, a expectativa é de que o prefeito, que está licenciado, volte ao exercício satisfeito com a equipe escolhida.
Daniel Vilela (MDB), filho de Maguito e coordenador da equipe de transição, disse que o prefeito já conhece a lista indicada. “A maioria é de pessoas que estão com ele há muitas gestões e ele sem dúvida referenda todos esses nomes. Ele tem consciência e a gente sabe que todos são da confiança dele. Obviamente que tem algumas composições políticas, o que é natural, e que são composições que ele tinha se comprometido a fazer no início da campanha”, explicou.
O filho de Maguito, porém, não descartou que o pai possa fazer mudanças quando começar a exercer o cargo. “A estrutura moderna tem que ser constantemente reavaliada. Então, no momento em que ele assumir de fato suas funções, ele pode promover as modificações que achar pertinentes”. Daniel também disse que as notícias que tem do pai são animadoras. Segundo ele, o médico Marcelo Rabahi disse que ontem foi o melhor dia para Maguito desde a sua internação.
“Está numa condição de consciência absoluta, a grande dificuldade neste momento está na força física. A condição pulmonar está praticamente recuperada e já está num processo, praticamente diário, de fisioterapia muscular, além da fisioterapia pulmonar. Mas hoje o pulmão já não é mais problema, está regenerado e promovendo suas funções com plenitude”, contou.
Desafios
Alguns dos secretários já pontuaram os desafios dos primeiros dias de gestão. Andrey Azeredo, secretário de Governo, considera que o desafio agora é de ter o melhor relacionamento possível com a Câmara Municipal, que passou por uma eleição da mesa diretora polarizada e marcada por embates entre vereadores. “Acredito que isso é possível e viável. Esta legislatura é madura, preparada, muito compromissada com a cidade de Goiânia, e que, a partir do momento que a gestão iniciar as conversas sobre os projetos e ações, eles irão entender que é importante estarmos juntos, ombreados, com independência, mas também com harmonia”, pontuou.
Euler Morais, que assume a secretaria criada para buscar recursos à Prefeitura, disse que o foco será na elaboração de projetos estratégicos e, por outro lado, uma ação efetiva na captação de recursos. “Então o objetivo será de buscar recursos, seja de fundo perdido, de investimentos, inclusive privados, nos financiamentos necessários. De modo que nós possamos trabalhar em uma sintonia com nossos parlamentares da bancada federal e com os deputados estaduais, fazendo uma radiografia de todas as alternativas possíveis de recursos”, explicou.
Leandro Vilela, titular da Secretaria Extraordinária, disse que o papel será de colaborar com a celeridade da execução de todas as obras que já estão em andamento, as que serão lançadas e outras que serão programadas. Ele conta que agora aguarda a escolha do secretário da Infraestrutura para definir as prioridades. “É um desejo de Maguito e de Rogério que nenhuma obra seja paralisada, de forma que vamos ajudar e auxiliar para que, com todos os secretários, nós possamos cumprir tanto a parte burocrática como a de execução.”
Confira a lista dos secretários e os respectivos perfis:
– Secretaria Municipal de Governo – ANDREY AZEREDO
Graduado em Direito pela UFG, pós-graduado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG/UEG) e pós graduado em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Ex-presidente da Câmara de Goiânia, foi Auditor Geral do Município, Controlador Geral do Município, Secretário Municipal de Compras e Licitação, Secretário Municipal de Comunicação, Secretário da Casa Civil e Secretário Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade
– Secretaria Municipal de Relações Institucionais – EULER LÁZARO DE MORAIS
Graduado em Economia pela UNB, tem mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela UFMG e cursou doutorado em Economia Internacional em Lancaster (Inglaterra). Foi deputado federal, secretário estadual de Solidariedade Humana no governo de Maguito Vilela, secretário de Governo em Aparecida de Goiânia, secretario-Geral Adjunto do Ministério da Agricultura na gestão do Iris Rezende e secretário municipal de Turismo de Goiânia.
– Escritório de Prioridades Estratégicas – JOSÉ FREDERICO LYRA NETTO
Engenheiro pela Unicamp e mestre em Políticas Públicas pela universidade de Harvard. Fez curso executivo em Integridade e Valores em Governo na universidade de Oxford. Foi consultor sênior de gestão na consultoria Falconi, superintendente na Secretaria de Educação de Goiás e é co-fundador do Movimento Acredito.
– Secretaria Municipal de Finanças – ALESSANDRO MELO DA SILVA
Graduado em Ciências Políticas pela UnB e mestre em Ciências Políticas pela UFG. Gestor Fazendário da Secretaria de Economia do Estado de Goiás, foi gerente do Fundo de Proteção Social do Estado e superintendente de Gestão da Secretaria da Fazenda de Goiás. Foi secretário de Finanças na última gestão de Iris Rezende.
– Secretaria Municipal de Administração – MARCELA ARAÚJO TEIXEIRA
Advogada e também formada em Administração, iniciou sua carreira na Prefeitura de Goiânia como Pregoeira Geral em 2009. Atuou na Gerência de Elaboração de Projetos, Termos de Referências e Editais em 2016 e esteve à frente da Superintendência de Licitações e Suprimentos em 2017 a 2020. Foi Secretária de Administração na última gestão de Iris Rezende.
– Secretaria Municipal de Comunicação – BRUNO CARVALHO DA ROCHA LIMA
Formado em Jornalismo pela UFG, tem MBA Executivo em Marketing Digital pela Unialfa e Master em Jornalismo – Gestão Estratégica e de Marcas, pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) e Universidad de Navarra (Espanha). Foi repórter do jornal Diário da Manhã e editor-executivo de O Popular. Trabalhou como assessor de comunicação na Câmara dos Deputados.
– Secretário Particular do Prefeito – JOSÉ ALVES FIRMINO
Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, pós-graduado em Direito Militar pelo Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Jurídicas. Foi chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e na Câmara Municipal.
– Secretário Particular do Prefeito – WILSON ROCHA BALEEIRO JÚNIOR
Graduado em Gestão Pública e Administração e Marketing. Foi assessor na Celg, chefe de gabinete na Câmara de Goiânia e diretor administrativo financeiro das secretarias de Administração e Finanças. Foi secretário particular do prefeito Iris Rezende.
– Controladoria Geral do Município – COLEMAR JOSÉ DE MOURA FILHO
É advogado, com pós-graduação em Direito Ambiental e também em Direito do Estado, ambos pela PUC-GO, e em Direito Eleitoral pela Unisul. Foi procurador regional da Juceg e secretário da Casa Civil do governo de Goiás. Foi um dos coordenadores da área jurídica da campanha de Maguito Vilela
– Procuradoria Geral do Município – ANTÔNIO FLÁVIO DE OLIVEIRA
Graduado em Direito, especialista em Direito Constitucional, especialista em Processo Civil e mestre em Direito e Políticas Públicas. Professor na Universidade Salgado de Oliveira, é procurador do Estado de Goiás e corregedor-geral na Procuradoria.
– Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana – Ainda não foi definido
– Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação – AGENOR MARIANO DA SILVA NETO
Administrador de empresas, foi secretário municipal de Administração de 2005 a 2008, vereador de 2009 a 2012, vice-prefeito de Goiânia de 2013 a 2016, secretário de Planejamento de 2017 a 2018, candidato a senador pelo MDB na eleição de 2018 e secretário municipal de Administração de 2019 a 2020. Foi coordenador-geral da campanha de Maguito Vilela à Prefeitura de Goiânia.
– Secretaria Municipal de Mobilidade – PEDRO PINHEIRO CHAVES
Engenheiro civil, Pedro Chaves foi secretário de Transportes e Obras Públicas do Estado de Goiás. Foi deputado estadual por um mandato e deputado federal por cinco mandatos. É suplente de senador.
– Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa – CARLOS ALBERTO BRANCO ANTUNES JÚNIOR
Economista e advogado, foi superintendente da Central dos Mutirões da Prefeitura de Goiânia, superintendente municipal da Ordem Pública e secretário particular do prefeito Iris Rezende. É presidente do MDB em Goiânia e foi um dos coordenadores da campanha de Maguito Vilela.
– Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia – CÉLIO CAMPOS DE FREITAS JÚNIOR
Formado em Administração, tem MBA em Gestão Empresarial e em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, ambos pela Fundação Getúlio Vargas. Possui também MBA em Finanças pela Indiana State University. Foi superintendente estadual do Tesouro e secretário da Fazenda de Goiás.
– Secretaria Municipal de Educação – MARCELO FERREIRA DA COSTA
Graduado em Ciências Biológicas com especialização em Educação pela PUC-GO, é mestre em Medicina Tropical pela UFG. É diretor do curso de Biologia da PUC-GO, foi professor do curso de Pedagogia da UEG; professor do curso de Biologia da PUC; supervisor estadual da Secretaria de Articulação dos Sistemas de Ensino (Sase/Mec); subsecretário regional de Educação de Aparecida de Goiânia e fundador/pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Biologia da PUC-GO.
– Secretaria Municipal dos Esportes – ÁLVARO ALEXANDRE CAMARGO – ÁLVARO DA UNIVERSO
Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas, foi bancário e diretor Financeiro do Centro Universitário Universo. É um dos âncoras do Jornal da Manhã, da Rádio Bons Ventos, e comentarista de esportes na TV Goiânia Band. Foi vereador em Goiânia de 2019 a 2020.
– Secretaria Municipal de Saúde – DURVAL FERREIRA FONSECA PEDROSO
Médico formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atualmente é diretor-técnico do Hospital Geral de Goiânia. É supervisor do programa de residência médica em Medicina Intensiva do HGG, professor da PUC-GO, supervisor do internato no curso de Medicina das Faculdades Alfredo Nasser e ex- supervisor do programa residência medica do HUGO.
– Secretaria Municipal de Cultura – KLÉBER ADORNO BRANQUINHO
Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Foi presidente da União Brasileira de Escritores por dois mandatos; secretário estadual de Cultura entre 1987 a 1989; chefe da delegação de artistas que representou o Brasil na Feira Internacional de Dijon, na França; secretário municipal de Cultura entre 2005 e 2008 e também na última gestão de Iris Rezende.
– Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas – FILEMON PEREIRA MIGUEL
Formado em jornalismo pela UFG, foi diretor de jornalismo da Prefeitura de Goiânia e assessor de imprensa do ex-prefeito Iris Rezende entre 2010 e 2016. É secretário municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas desde 2017.
– Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social – JOSÉ ANTÔNIO DA SILVA NETTO
Formado em Gestão Pública e em Agronomia no Instituto Luterano de Ensino Superior, foi deputado estadual e prefeito de Itumbiara.
– Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres – TATIANA LEMOS
Graduada em Administração de Empresas, com habilitação em Comércio Exterior, possui pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. É empresária e foi vereadora em Goiânia por três mandatos.
– Secretaria Extraordinária – LEANDRO VILELA VELLOSO
Agricultor e comerciante, foi vereador em Jataí e deputado federal por três mandatos.
– Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Goiânia (GOIÂNIAPREV) – FERNANDO OLINTO MEIRELLES
Bacharel em Direito, foi vereador por Goiânia entre 2001 e 2004, assessor especial da Governadoria e presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC). Presidente do PTC em Goiânia.
– Programa de Defesa do Consumidor (PROCON) – GUSTAVO CRUVINEL
Formado em Engenharia Elétrica pela PUC-GO, foi vereador em Goiânia na última legislatura.
– Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (AGETUL) – VALDERY JOSÉ DA SILVA JÚNIOR
Presidente Metropolitano do Partido Liberal. Servidor concursado da Prefeitura de Goiânia. Graduado em Administração pela Faculdade Estácio de Sá. Pós-graduado em Gestão de Pessoas e MBA em Marketing Político e Ciências Eleitorais.
– Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) – ZILMA PERCUSSOR CAMPOS PEIXOTO
Bacharel em Direito pela UFG, com especialização em Gestão Financeira com ênfase em Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Gestão Empresarial pela mesma instituição. Foi secretária municipal de Planejamento Urbano e Habitação; coordenou o Grupo Executivo de Revisão do Plano Diretor de Goiânia; integrou o Comitê Técnico de Uso e Ocupação do Solo da Seplanh; foi conselheira do Conselho Municipal de Política Urbana da Prefeitura de Goiânia (Compur) e secretária de Finanças na última gestão de Iris Rezende.
– Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (IMAS) – ADRIANO FRANCO VALOTTO
Formado em Administração, com especialização em Administração Financeira e Estratégica em Educação Superior ela Universidade de Cambridge e mestrando em Organizações de Educação Superior na Faculdade Pedro Leopoldo (MG). Empresário do setor da educação, é gestor-geral das Faculdades Fan Padrão.
– Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (AGMGO) – WELLINGTON PARANHOS RIBEIRO
Graduado em Marketing e Propaganda e em Gestão de Segurança Pública, já foi diretor de Defesa Social da Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, coordenador executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal e presidente da Guarda Civil na gestão de Iris Rezende.
– Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) – MURILO GUIMARÃES ULHÔA
Administrador de empresas, foi chefe de Gabinete no governo Maguito Vilela. Foi diretor Administrativo e Financeiro da CMTC, e presidente da CMTC de 2015 a 2017. Estava atualmente como diretor técnico da CMTC.
– Companhia de Urbanização de Goiânia (COMURG) – ARISTÓTELES DE PAULA SOUSA SOBRINHO
Empresário e pecuarista, foi presidente da Metago, secretário municipal de Ação Integrada e coordenador-geral dos mutirões de Iris Rezende na Prefeitura de Goiânia. Presidiu a Comurg na última gestão de Iris.