Notícias
Prefeito de Senador Canedo quer negociar compra de vacinas
O prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo (PSD), afirmou em entrevista a imprensa, nesta quarta-feira (24/2), que a secretária municipal de saúde, Fabiana Lopes dos Santos, está fazendo orçamentos e levantando valores para abrir negociação para a compra de vacinas direto pelo município. A possibilidade surgiu após o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar, na terça-feira (23/2), que estados e municípios comprem e distribuam vacinas contra a convid-19.
Pellozo não deu detalhes do andamento da negociação, mas afirmou que será preciso avaliar a capacidade financeira de Senador Canedo para a compra, considerando que a atual gestão ainda trabalha no levantamento da real situação do município. “A gente está estimando aí uma dívida que pode variar de R$ 100 milhões a R$ 200 milhões. Hoje, ainda não temos noção mais sólida da situação financeira. Sabemos que está crítica.”
Saúde
De acordo com o prefeito, Senador Canedo teve, até o momento, 8.185 casos confirmados de covid-19 e 127 óbitos. Hoje há, no município, 680 pessoas em tratamento domiciliar e na rede municipal, 100% dos leitos destinados à pacientes com a doença estão ocupados: são 20 de enfermaria e 11 de UTI. “Inauguramos o hospital especializado para trantamento de covid no dia 12 (de fevereiro) e no dia 14 já estava lotado. Está até hoje”, afirmou Pellozo.
Segundo ele, o município já aplicou 2.300 vacinas e há, no estoque, para a aplicação da segunda dose principalmente, 1.500 imunizantes. Além da vacinação, a prefeitura tem organizado ações de testagem. A primeira foi no último dia 19, em que, de acordo com Pellozo, foram feitas 447 testagens, com 46 resultados positivos encaminhados ao sistema de saúde. Há outra programada para sexta-feira (26/2), que será realizada na Praça Criativa Central, entre 9h e 16h.