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Governo de Goiás investirá R$ 1 bilhão em obras nas rodovias até fim do ano
O Governo de Goiás vai investir R$ 1 bilhão em obras de pavimentação, recuperação da malha viária, construção de pontes, entre outras ações nas estradas e nos municípios até o final de 2021. Antes, no início do segundo semestre, serão entregues mil quilômetros de rodovias reformadas, em trechos estratégicos para o desenvolvimento goiano – uma meta ousada que já está em execução.
Os dois compromissos estão firmados pelo governador Ronaldo Caiado, que, na última semana, durante a assinatura da ordem de serviço para duplicação de um trecho da GO-330, no perímetro urbano de Catalão, enfatizou: “O ponto principal para a gente governar é exatamente mostrar ao povo que o dinheiro pago em impostos retorna em forma de benefícios. Na Goinfra, o dinheiro é para investir em asfalto, ponte e melhoria de vida para as pessoas”.
Os investimentos em infraestrutura são realizados dentro do programa Goiás em Movimento, dividido pela Goinfra em eixos – pavimentação, duplicação, obras civis, sinalização, pontes e outros. No escopo do programa estão a implantação e a substituição de mais de 180 pontes e a entrega de obras prioritárias do biênio 2021/2022, a maioria aguardada há anos por moradores de regiões historicamente negligenciadas por gestões passadas, caso do Norte e Nordeste goianos, além do Entorno do Distrito Federal. Há ainda construções e reformas de hospitais, unidades penitenciárias, ginásios de esportes e outras edificações executadas sob a responsabilidade técnica da agência.
Para o presidente da Goinfra, Pedro Sales, a duplicação da GO-330, em Catalão, é um marco do programa Goiás em Movimento, já que a obra, como definiu, abre a “agenda puro sangue de realizações” por ter sido concebida, desde o projeto, sob a administração de Caiado.
“Imprimimos aqui a marca de uma gestão com novo padrão de engenharia e de qualidade”, resumiu Pedro Sales. O momento é de ampliar o volume de frentes de serviços. Depois de dois anos de ajuste fiscal e equilíbrio das contas públicas, além do enfrentamento à pandemia da Covid-19, é hora de intensificar o lançamento de obras pelo Estado e acelerar as entregas, destaca o dirigente.
Pedro Sales citou que o trabalho da Goinfra, por determinação de Caiado, tem transformado todos os cantos de Goiás, com a reconstrução de estradas e a implantação de infraestrutura fundamental ao desenvolvimento regional e ao bem-estar da população. “As obras estão alcançando lugares que estavam esquecidos há 20, 30 anos. Recebo diariamente mensagens de pessoas que dizem ‘nós nunca vimos uma máquina do Estado chegar aqui’”, contou. “É gente que, sob o ângulo puramente político, de voto, jamais seria lembrada, mas que tem gigante expressão humanitária, e a quem o governador faz chegar o seu governo.”
A nova etapa do Goiás em Movimento dá sequência a obras já promovidas em eixos estruturantes e prioritários, a exemplo das reformas de mais de 200 quilômetros de estradas entregues no primeiro trimestre deste ano, que contemplou rotas turísticas, corredores de escoamento de grãos e trechos de alta circulação de veículos. Muitos deles em atendimento a antigas reivindicações, como é o caso da revitalização da GO-213, entre os trevos de Caldas Novas e de Rio Quente, e da GO-338, que liga Pirenópolis a Posse d’Abadiânia.
Também foi resolvida uma demanda histórica com o recapeamento de três quilômetros da GO-462, que liga Goiânia a Santo Antônio de Goiás, onde havia um problema crônico de buracos que apareciam em tempos chuvosos, reforçado pela falta de drenagem nos bairros.
Nesse período, as equipes também focaram esforços no recapeamento da GO-222, entre Anápolis e Nerópolis, importante corredor até a GO-080, além de rota de escoamento da produção das indústrias farmacêuticas e do setor de alimentos, em trajeto alternativo para Goiânia. Elas estiveram ainda na GO-330, entre Campo Limpo e Ouro Verde, e reformaram mais uma rodovia próxima a Anápolis.
Dentro do eixo Manutenção, o trabalho segue firme para a conclusão dos mil quilômetros de trechos reformados. No Entorno do Distrito Federal, por exemplo, as máquinas estão concentradas no recapeamento de 46,45 quilômetros de rodovias nos perímetros urbanos dos municípios de Formosa, Padre Bernardo, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Cidade Ocidental e Santo Antônio do Descoberto, contabilizando melhorias realizadas nas GOs-116, 430, 230, 520, 534, 521 e 225, com investimento de R$ 11,2 milhões.
Há frentes de serviço de recapeamento ainda na GO-164, entre São Miguel do Araguaia e a divisa de Goiás com o Tocantins; na GO-230, entre Goianésia e a Vila São Propício; na GO-422, de Aparecida do Rio Doce ao entroncamento com a GO-174; na GO-333, de Rio Verde a Paraúna; na GO-325, de Arantina a Santa Helena; entre outros trechos.
No escopo das obras prioritárias já estão em execução a pavimentação de mais de 53 quilômetros da GO-050/184, entre a GO-050 e o entroncamento da GO-220; as restaurações das rodovias GO-060 (Firminópolis a Iporá), GO-326 (Sanclerlândia a Buriti de Goiás), GO-418 (Fazenda Nova ao entroncamento com a GO-060), GO-070 (entroncamento com a GO-164/Mossâmedes à cidade de Goiás); a duplicação da GO-070 (Inhumas a Goiás), além da construção de pontes na GO-484 (Rio Paranã), na GO-236 (Rio Santa Maria) e na GO-230 (Rio Mangabeira), entre Água Fria e Mimoso.
Os investimentos promovidos pela Goinfra são provenientes de recursos do Tesouro Estadual, em sua maioria, e ainda resultados de parcerias com Governo Federal, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), via Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). Há casos ainda de cooperações técnicas, como a que foi estabelecida com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), empresa vinculada ao Ministério da Integração Nacional, que aplicará R$ 21,8 milhões na execução de 54 pontes no Estado.