Notícias
Iris antecipa movimentação política de 2022
O ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende (MDB) intensificou nos últimos dias suas movimentações para antecipar o apoio de seu partido à reeleição do governador Ronaldo Caiado (DEM). Em conversas reservadas, tem demonstrado a disposição de aparecer publicamente em defesa da aliança e aconselhado mais diretamente o presidente do partido, Daniel Vilela, a seguir esse caminho. Conforme o apurado pela coluna, para além da amizade construída com o governador, ele argumenta que os emedebistas não podem deixar qualquer brecha para o PSDB voltar ao Palácio das Esmeraldas, direta ou indiretamente, e que a sua sigla teria condições de suceder Caiado após o término de um eventual segundo mandato, em 2026. Outro argumento é o de que o MDB precisa se fortalecer com a eleição de deputados federais e estaduais e isso seria mais viável com a ajuda da máquina do governo estadual. Foi nesse contexto que ele patrocinou o quase encontro entre Daniel e Caiado no seu escritório, no início da semana. A agenda deve ser remarcada para breve.
Empurrão
Emedebistas avaliam que Iris decidiu entrar no circuito após perceber as movimentações do prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (MDB).
Desenho
Palacianos e emedebistas que defendem a aproximação com Caiado falam em chapa encabeçada pelo governador com o presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (PSB), na vice e Daniel como candidato ao Senado.
Mais um
O deputado estadual tucano Chiquinho Oliveira, que era líder do Governo na gestão anterior, teve longa conversa com o governador Ronaldo Caiado nessa semana. Seu embarque na base governista é considerado certo, assim como o voto favorável à PEC do RRF.
Sintomático
Chiquinho foi o único deputado estadual do PSDB que não foi à reunião do partido, no início da semana. Alegou que tinha outro compromisso.