Notícias

Novembro Azul: Secretaria de Saúde de Ouvidor realiza mais de 150 coletas de sangue para exame de PSA

Novembro Azul: Secretaria de Saúde de Ouvidor realiza mais de 150 coletas de sangue para exame de PSA

access_time 3 anos ago

A Prefeitura de Ouvidor, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta quarta-feira (24) de novembro, o “Programa Saúde para Todos” com objetivo da coleta de sangue para o exame do Antígeno Prostático Específico (PSA), em mais de 150 homens, com decorrência do “Novembro Azul”. A atividade está dentro da programação da conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata. O evento aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), para aqueles homens com mais de 40 anos.

O exame é realizado através da coleta de uma pequena amostra de sangue e são necessários alguns cuidados para evitar resultados falsamente elevados: estar de jejum de quatro horas; evitar dois dias antes da coleta ejacular, exercício em bicicleta; passeio de motocicleta; prática de equitação (andar a cavalo); evitar três dias antes da coleta o uso de supositório; sondagem uretral ou toque retal; evitar cinco dias antes da coleta a cistoscopia (exame que “olha” por dentro a bexiga e a uretra); evitar sete dias antes da coleta: exame de ultrassom transretal; evitar quinze dias antes da coleta: exame de colonoscopia ou retossigmoidoscopia; evitar antes da coleta: exame de estudo urodinâmico.

“Sabemos do desconforto em relação ao assunto e com o cuidar da saúde, por parte dos homens, mas precisamos desenvolver ações para estimular a população masculina a superar essa vergonha e procurar realizar os exames necessários para cuidar da saúde e, assim, repassar a todos as informações corretas acerca dos exames e do cuidado com a saúde masculina. Estamos realizando esse programa, para que os homens se sintam mais à vontade e realizem o exame e cuidem mais da saúde”, destaca a secretária de Saúde – Suzana Gomes.

“O exame de PSA serve para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições e ele é solicitado no início das investigações médicas. Outros exames complementam o diagnóstico, como o toque retal, que recebe muito preconceito por parte dos homens. Mas estamos desenvolvendo ações para que essa saúde masculina seja vista por todos e aceita por todos, para que o homem se cuide e tenha mais qualidade de vida. Uma das ações, é esse evento para a coleta de sangue para exame de PSA. Sempre orientamos aos homens, não deixe para última hora, faça o exame e se previna sobre o câncer de próstata”, destacou o Prefeito Cebinha.

Em entrevista a nossa reportagem, o vice-prefeito Nelci Cândido salientou “as ações voltadas ao homem, na prevenção no decorrer da campanha novembro azul, serve para a conscientização, e, através dela, os cuidados para ter uma vida saudável, que é a nossa filosofia”, ressaltou Nelci.

Estão sendo oferecidos, além do exame clínico geral aos homens, exame de toque retal (caso necessário), e exame laboratorial de sangue (PSA total) para os homens do município na faixa etária a partir dos 40 anos. Os demais interessados, que não se inscreveram, devem procurar uma unidade de saúde de atenção primária para agendamento de consulta médica e eventual encaminhamento para realização de exames.

Entre os homens que participaram havia o consenso de que a prevenção à doença é indispensável e que não pode haver qualquer preconceito.

Fotos: Site JUA / Ascom – Prefeitura

Compartilhe essa notícia

Comentários