Notícias
Solidariedade e a busca pelo protagonismo na política de Catalão e região
Com nova direção desde o início do ano de 2022, o Partido Solidariedade catalano, intensificou conversas com vários segmentos buscando já a participação nas próximas eleições. A comissão provisória anterior tinha expirado, ela foi renomeada para participar das eleições em 2020, em que a sigla esteve na composição com MDB, mas, estava inativa desde o fim da disputa eleitoral passada.
O fato novo e relevante a nível nacional foi no dia 19 de fevereiro, a notícia que tinha acabado de sair naquele momento, era a decisão do Partido Cidadania pela fusão com a sigla do PSDB, automaticamente o presidente do Solidariedade de Catalão o professor Souza Filho, fez o movimento mais ousado, percebeu no ex-presidente do Cidadania na época – Luiz Sampaio, que estava sem partido, então Sousa Filho entrou em contato com algumas pessoas ligadas ao pré-candidato primeiramente com o ex-vereador Paulo do Vale (Paulinho), sugerindo que o passo ideal fosse a migração para o Solidariedade, que teria as melhores condições para abrigá-lo e garantir sucesso no projeto de eleição a deputado estadual.
Foi apresentado ainda a Sampaio uma decisão nacional do Solidariedade que dizia, não iria fazer federação com ninguém e as conversas foram avançando até que deu tudo certo, culminou com a filiação de Luiz Sampaio ao partido.
O Solidariedade já havia decidido antes da filiação de Luiz Sampaio, que teria candidato próprio à deputado federal, decisão tomada ainda em janeiro, é que o nome era do presidente da sigla na cidade, o professor Sousa Filho, que é ex-vereador e ex-secretário municipal da educação. “Deixamos isso claro com a vinda dele (Sampaio) e ele concordou e em discussão interna, surgiu também o nome da doutora Gizelda Alcântara com disposição para ser pré-candidata a deputada federal, hoje o partido tem os dois nomes e aí está fazendo discussão interna avaliando uma série de questões com objetivo de construir unidade não só para essas eleições, mas pensando em um processo político como algo contínuo permanente visando as eleições de 2024. Assim, nós estamos decidindo e nos próximos dias o Solidariedade de Catalão, irá apresentar o nome que vai compor ao lado de Luiz Sampaio a chapa própria de Catalão a deputado estadual e federal”, salientou Souza Filho – presidente do Solidariedade.
Texto: Com informações de Souza Filho, presidente do Solidariedade de Catalão