Notícias

Marconi inaugura terceira etapa do Sistema Mauro Borges

Marconi inaugura terceira etapa do Sistema Mauro Borges

access_time 7 anos ago

O governador Marconi Perillo inaugurou nesta terça-feira (19/9) a terceira etapa do Sistema Produtor Mauro Borges. A estrutura é construída para atender a população da Região Metropolitana de Goiânia com água tratada até 2040.

Marconi comentou que a obra é fruto de um planejamento estratégico rigoroso e que vai garantir segurança hídrica para toda população da Região Metropolitana de Goiânia. “Vamos dobrar o volume de água para o abastecimento da população da capital e da Região Metropolitana”, disse o governador.

A primavera que começa vai ser cheia de soluções. Investimentos estão sendo feitos e vão ser ampliados para levar a todo Estado a água e o esgoto com muita qualidade”, disse o presidente da Saneago, Jalles Fontoura.

 

“Ninguém é capaz de dimensionar o crescimento de Goiânia e da Região Metropolitana, mas o governador Marconi Perillo entendeu isso e está dedicando atenção aos problemas dessa cidade e região. Estou aqui para agradecer a vossa excelência por esta obra que se inaugura hoje. Parabéns pela visão extraordinária de pensar no futuro”, disse o prefeito de Goiânia, Iris Rezende durante solenidade de inauguração da terceira etapa.

Essa nova etapa consiste na entrega da Estação de Tratamento de Água (ETA) Governador Mauro Borges. Os investimentos somam mais de R$ 1 bilhão. Apesar de ser inaugurada oficialmente hoje, as atividades começaram no último dia 9, com o objetivo de sanar o problema da falta de água na Grande Goiânia.

Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Pedro Alves também compareceu ao evento. “O governador Marconi Perillo sempre fez muitas obras importantes em todo o Estado de Goiás, mas com certeza o Sistema Produtor Mauro Borges está entre as principais do seu governo”, disse.

Projetado para produzir 21,6 milhões de litros de água por hora, o complexo Mauro Borges irá praticamente duplicar a capacidade de produção atual. Com a sua entrada em operação e a manutenção do atual Sistema Meia Ponte, será assegurado o abastecimento para toda a Região Metropolitana de Goiânia até o ano de 2040, quando estima-se que a população local chegará a cerca de três milhões de pessoas.

“Quando Goiânia mais precisa do fornecimento de água, o governo de Goiás inaugura um sistema de abastecimento com qualidade que deve durar por muitas décadas. O governador Marconi Perillo tem visão de gestor que se sensibiliza com as necessidades da população. Tenho certeza que todos estão felizes e orgulhosos com essa grande obra que vai atender a todos”, comentou Ubiratan Teixeira, filho do ex-governador de Goiás, Mauro Borges Teixeira, que dá nome ao sistema.

Idealizadas pelo governador Marconi Perillo ainda em 1999 para garantir abastecimento de água para as futuras gerações, as obras do Sistema Produtor Mauro Borges foram realizadas em três etapas. A primeira, iniciada em 2002, foi a construção da Barragem do Ribeirão João Leite. A segunda etapa consiste na Estação Elevatória de Água Bruta. O projeto ganhou o Prêmio Brasil de Engenharia 2010 e o primeiro lugar na premiação concedida pela Eletrobras/Procel/Abes em eficiência energética no saneamento em 2009.
Compartilhe essa notícia

Comentários