Notícias
Prefeitura de Cumari realiza campanha de combate ao mosquito da dengue
A Prefeitura de Cumari através da Secretaria de Saúde e Núcleo de Vigilância lançaram uma campanha de prevenção e combate ao mosquito da dengue no município. O objetivo é conscientizar toda a sociedade sobre a importância da prevenção.
O prefeito – João Rios e o secretário de Saúde – Rafael Meirelles de Melo, distribuíram panfletos, com informações pedindo o apoio da população e alertando dos riscos da proliferação do mosquito da dengue nessa época do ano de calor intenso e chuvas.
“A melhor forma para combater a dengue é a prevenção evitando a procriação do mosquito Aedes aegypti, eliminando os criadouros: água parada seja ela limpa ou suja. Todos na luta contra a dengue”, disse a coordenadora do Núcleo de Vigilância – Maria da Conceição B. Hanna.
A campanha reforça a necessidade de cada um tomar a iniciativa de proteger a sua casa e de seus familiares contra o mosquito, responsável pela transmissão de três doenças: Dengue, Zika e Chikungunya.
O secretário de Saúde, Rafael Meirelles, destaca que este é o momento de fazer a diferença e evitar o nascimento de mosquitos na cidade. “É muito importante esta mobilização. Nós estamos fazendo a limpeza nos terrenos baldios e pedimos a todos os moradores que também mantenha seus quintais limpos. A prefeitura e a sociedade de Cumari fazendo a diferença”, disse. “É fundamental olhar ralos, calhas, caixas d’ água, garrafas e tampas, pneus, e outros objetos pequenos que o mosquito tenha capacidade de colocar os ovos e ser um criadouro”, completa o secretário.
Durante esse período, homens e máquinas da administração estão apoiando os serviços de limpezas em terrenos baldios e coleta de entulhos na frente de residências na cidade. Agentes de endemias da Secretaria de Saúde estão fazendo a vistoria em lotes e terrenos. Nas visitas, os agentes fazem a remoção dos criadouros, dão orientações aos moradores, aplicam veneno para matar os ovos do mosquito e entregam panfletos da campanha.
Para tirar dúvidas e denunciar locais que tenham focos do mosquito, basta ligar no telefone (64) 99609 7390 , das 8 às 16 horas.
Confira as principais medidas de combate:
- Manter bem tampados caixas d’água, ralos e barris;
- Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;
- Remover galhos e folhas de calhas;
- Não deixar água acumulada sobre a laje;
- Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;
- Colocar lixo em lixeiras fechadas;
- Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
- Manter pneus em locais cobertos;
- Fazer sempre a manutenção de piscinas;
- Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;
- Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
- Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;
- Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;
- Fazer a limpeza do quintal
Fotos: Divulgação / Núcleo de Vigilância