Notícias

Catalão pode ter batalha de primos pela prefeitura em 2024

Catalão pode ter batalha de primos pela prefeitura em 2024

access_time 2 anos ago

Deputados estaduais, Gustavo Sebba e Jamil Calife devem disputar pelos grupos de Jardel e Adib

Por: Francisco Costa

Deputados estaduais, Gustavo Sebba e Jamil Calife devem disputar pelos grupos de Jardel e Adib | Foto: Reprodução

A eleição de 2024, em Catalão, pode ter uma disputa entre primos. De um lado, o deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB), que concorreu o pleito em 2020 – e foi derrotado. Do outro, o também membro da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Jamil Calife (Progressistas).

Gustavo Sebba é filho do ex-prefeito da cidade e também ex-deputado, Jardel Sabba. Jamil Calife é sobrinho. Este último pode disputar a prefeitura da cidade no ano que vem com o apoio do atual gestor, Adib Elias (Podemos).

Médico, Jamil é filho de Nora Sebba e Antônio Carlos Calife Silva e neto de Jamil Sebba – pai de Jardel -, que ajudou a fundar o Hospital Nasr Fayad. Neste momento, tudo é especulação. Contudo, no ano passado, Adib apoiou Calife na disputa à Assembleia Legislativa de Goiás.

Rivalidade

O grupo de Adib e Jardel rivalizam em Catalão desde os anos 2000. No paço, o atual prefeito leva ampla vantagem na disputa. E diga-se “no paço”, pois a dupla leva os embates também para o Legislativo de Goiás.

Mas de volta a prefeitura, em 2000, Adib garantiu sua primeira eleição. Em 2004, ele foi reeleito e derrotou Sebba diretamente. Em 2008 ele fez o sucessor, Velomar Rios. Foi somente em 2012 que Jardel venceu. À época, ele era presidente da Alego. Além disso, contou com o apoio do então governador Marconi Perillo na disputa.

Ainda assim, Jardel passou por algumas dificuldades. Ele chegou a ter o mandato cassado por propaganda irregular às vésperas da eleição, mas conseguiu uma liminar na Justiça e retornou ao cargo.

Em 2016, contudo, Adib voltou para a prefeitura de Catalão. Ele derrotou Sebba, que não conseguiu a reeleição, por 67,62% a 26,34%. Quatro anos depois, em 2020, foi vez de Elias enfrentar o filho de Jardel, o deputado estadual Gustavo Sebba.

O resultado do pleito teve uma diferença ainda maior entre os rivais. Adib foi reeleito com 57,62% dos eleitores, enquanto Gustavo marcou 9,68%. O segundo lugar ficou o iniciante Elder Galdino (MDB), com 28,54%. Em 2024, conforme informações de bastidores, o atual prefeito tentará emplacar o sucessor. O nome? Um parente direto dos Sebbas: Jamil Sebba Calife.

Mas vale reforçar, a rivalidade Elias/Sebba não fica só na prefeitura. A cidade também costuma emplacar dois deputados estaduais, um de cada grupo. De 2000 para cá: Fernando Netto (por Adib) e Jardel Sebba; Adriette Elias (Adib) e Jardel; Adib e Jardel; e agora Jamil (Adib) e Gustavo Sebba.

Eleição 2022

Nas eleições do ano passado, os grupos de Adib e Jardel garantiram seus parlamentares na Assembleia Legislativa, como já citado. Em relação a votos, todavia, a vantagem ficou com o atual prefeito. Jamil Calife teve 38,2 mil votos, enquanto Gustavo Sebba, 27,9 mil.

Em relação aos partidos, o PP fez três nomes. Além de Jamil, elegeu a primeira-dama de Anápolis, Vivian Naves, com 38,5 mil votos; e Alessandro Moreira, com 23,3 mil confirmações na urna. O PSDB de Sebba, por sua vez, garantiu mais uma cadeira. A de José Machado, que teve 22,9 mil eleitores.

Compartilhe essa notícia

Comentários