Notícias
José Eliton vai assumir a presidência estadual do PSB e abrir alas para Marconi
O ex-vice-governador e candidato derrotado ao Palácio das Esmeraldas em 2018 José Eliton vai assumir nas próximas semanas a presidência estadual do PSB com a missão de preparar o caminho para a filiação do ex-governador Marconi Perillo.
Atualmente, o partido está sob o comando, em Goiás, do ex-deputado federal Elias Vaz, nomeado pelo presidente Lula para uma função técnica no Ministério da Justiça. Desde que tomou posse, Vaz é aconselhado a se afastar de atividades partidárias, que seriam incompatíveis com o seu cargo de Secretário de Assuntos Legislativos, no qual tem tratativas com parlamentares de todas as siglas.
Mesmo ainda integrando o PSDB, Marconi está por trás das negociações para a ascensão de Eliton à direção do PSB goiano graças ao seu relacionamento privilegiado com o vice-presidente e ministro da Indústria & Comércio Geraldo Alckmin, colega tucano por 33 anos. O paulista saiu para perfilar com Lula em 2022 e está no PSB, onde é óbvia figura influente.
No PSB, Eliton tentou articular uma aliança PSDB-PT-PSB para enfrentar a reeleição do governador Ronaldo Caiado no ano passado, tendo Marconi como candidato a governador e ele ao Senado. Quase deu certo. Marconi, no entanto, na última hora, decidiu por uma candidatura isolada a senador e acabou colhendo mais um fiasco eleitoral. Embora não diga nada de público, o seu desânimo com o futuro do PSDB é notório.
Fonte: Pode / José Luiz Bittencourt