Notícias
Câmara Municipal de Cumari realiza 35ª Sessão Ordinária e encerra atividades de 2025 com votação de projetos e escolha da Mesa Diretora para 2026

A Câmara Municipal de Cumari realizou, na noite do dia 9 de dezembro, a 35ª Sessão Ordinária de 2025, presidida pela vereadora Fabíola Rios. Os trabalhos foram abertos com a oração universal do Pai-Nosso e, em seguida, houve a leitura e aprovação da ata da sessão anterior.
Na ordem do dia, os vereadores votaram e aprovaram, em segunda votação, três importantes projetos enviados pelo Poder Executivo. Entre eles, o Projeto de Lei nº 011/2025, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); o Projeto de Lei nº 024/2025, referente ao Plano Plurianual (PPA); e o Projeto de Lei nº 025/2025, que trata da Lei Orçamentária Anual (LOA), todos aprovados em 2º turno.
Também foi lido e votado, em regime de urgência, o Projeto de Lei nº 031/2025, que autoriza o Executivo a doar frações ideais de terrenos de propriedade do município a famílias cumarienses, sendo aprovado em primeira e única votação.
Foram ainda aprovados os Requerimentos nº 019 e 020/2025, de autoria da vereadora Rosilene Batista Rosa. Um dos pedidos solicita o encaminhamento de ofício à primeira-dama Miriane Nascimento Meirelles, solicitando a continuidade da doação de pães pela padaria municipal durante o período de férias escolares.
A sessão também foi marcada pela votação da nova Mesa Diretora para o exercício de 2026. Com sete votos favoráveis e ausência do vereador Weder da Silva Makhoul, a chapa apresentada foi aprovada, ficando composta por: Hernany Ferreira Gondim (presidente), Vilmar de Assis Gonçalves (vice-presidente), Sandro Paulino de Sousa Júnior (1º secretário) e Adelino Florisbelo da Silva Júnior (2º secretário). Os vereadores Marco Antônio dos Santos e Edilson Edson Agapito da Silveira foram convidados para integrar a chapa, mas não aceitaram.

Em entrevista ao site JuAcontecimentos, a presidenta da Câmara, vereadora Fabíola Rios, avaliou positivamente o encerramento do ano legislativo. Segundo ela, 2025 foi um período produtivo e marcado por votações relevantes. “A nossa última sessão ficou com os projetos mais importantes do ano, que regulam a LDO, a LOA e o PPA para os próximos anos. Foi muito importante. Tivemos também outro projeto do Executivo que vai beneficiar a população que faz tratamento de saúde fora do município. Graças a Deus, fechamos com chave de ouro”, afirmou.
Fabíola também destacou a decisão de realizar a eleição da Mesa Diretora ainda na sessão ordinária, evitando convocação extraordinária. “Teve a apresentação de apenas uma chapa, que recebeu a totalidade dos votos dos vereadores presentes. Apesar de alguns desacordos, depois da eleição é hora de esquecer partidos e trabalhar pela mesma causa”, enfatizou.
Ao avaliar seu primeiro mandato como parlamentar e como presidenta da Casa, Fabíola disse acreditar ter desempenhado um bom trabalho. “Eu gosto de me dedicar e fazer da forma que acredito. Nem sempre faço como esperam, mas faço com a consciência de buscar o melhor para a população. Amadora ainda no cargo, mas acredito que consegui fazer um bom trabalho.”
A 35ª Sessão Ordinária marcou oficialmente o encerramento das atividades legislativas de 2025 na Câmara Municipal de Cumari.
