Notícias

Davinópolis reforça alertas para combate ao mosquito transmissor da dengue

Davinópolis reforça alertas para combate ao mosquito transmissor da dengue

access_time 2 semanas ago

Período de chuvas neste verão facilita proliferação do Aedes aegypti

Com a chegada do verão, período marcado por temperaturas elevadas e pancadas de chuva típicas da estação, a Secretaria de Saúde e Prefeitura de Davinópolis reforça o alerta para os cuidados necessários na prevenção à dengue. A combinação de chuva com o tempo quente cria um cenário favorável para a reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O secretário de Saúde, Robson Gomes, alerta para a importância da vigilância constante da população nos locais que podem acumular água parada.

“O ciclo de vida do mosquito pode ser concluído em poucos dias, o que exige atenção constante da população. Basta uma tampinha de garrafa com água parada para que o mosquito se reproduza. Por isso, é fundamental que cada morador faça inspeções semanais em sua casa e elimine qualquer possível criadouro”, ensinou Robson.

Os agentes de controle seguem realizando vistorias nas casas e locais com possibilidade de acúmulo de água, como ferros-velhos e cemitérios, dão orientações e fazem ações de controle. No entanto, o órgão ressalta que 80% dos focos são encontrados dentro das residências, o que torna a participação da população decisiva para evitar novos casos.

Entre as medidas recomendadas estão manter caixas d’água sempre fechadas, descartar corretamente o lixo, limpar calhas e ralos, evitar o acúmulo de água em pratos de plantas, garrafas, pneus e outros recipientes, além de permitir o acesso dos agentes da dengue aos imóveis durante as visitas. “A prevenção é diária e depende de todos nós. Pequenas atitudes podem salvar várias vidas, já que o verão é o período mais crítico para a proliferação do vetor”, concluiu o secretário de Saúde.