Notícias
Secretaria de Saúde divulga boletim mensal de combate ao aedes aegypti em Campo Alegre de Goiás
A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Alegre divulgou nesta terça-feira (30) o novo boletim de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela.
Os agentes de endemias intensificaram nos últimos dias na cidade, as ações contra os principais criadouros do mosquito Aedes aegypti fechando nesta terça-feira o dia D no bairro Santa Catarina, mas ainda pede o apoio dos moradores.
Todos os moradores devem ficar atentos com pontos de água parada para remover os criadouros, como garrafas e outros recipientes. Além disso, a secretaria frisa sobre a importância de não jogar lixo em terrenos públicos, já que limpeza é a melhor forma de combater o mosquito.
A vigilância epidemiológica pode ser definida como um “conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos”.
Segundo a secretária de Saúde, Meire Lúcia o propósito é fornecer orientação técnica permanente para os que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos.
A vigilância da situação de saúde desenvolve ações de monitoramento contínuo do município, por meio de estudos e análises que revelem o comportamento dos principais indicadores de saúde, priorizando questões relevantes e contribuindo para um planejamento de saúde mais abrangente.