Notícias
Novo golpe do FGTS está circulando pelo WhatsApp
Ação ilícita visa realizar fraudes ou mesmo direcionar outros ataques para levantar ainda mais informações das vítimas
Mais um golpe na praça. Desta vez é com o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que usa o aplicativo WhatsApp ou mensagens de texto (SMS) como isca. As mensagens falsas circulam com um link que supostamente encaminharia o trabalhador para conferir e atualizar dados para a obtenção das contas inativas do fundo.
As vítimas recebem o texto a partir de pessoas conhecidas ou em grupos do WhatsApp. A armadilha usa mensagem para atrair trabalhadores que ainda possuem dúvidas sobre o saque de contas inativas do FGTS.
A Caixa Econômica Federal esclarece que não envia e-mail ou mensagens via WhatsApp sobre o saque de valores do FGTS. O banco também orienta que clientes acessem o site da instituição, por meio do 0800-726-0207, ou pelo aplicativo.
O objetivo é, de forma geral, vender dados pessoais, realizar fraudes ou mesmo direcionar outros ataques para levantar ainda mais informações das vítimas.
Para não cair no golpe, o usuário deve saber identificar uma ameaça digital, evitar clicar e-mails desconhecidos, que solicitem informações pessoais ou a realização de downloads. Além disso, todo dispositivo de acesso à internet deve estar sempre atualizado e protegido
É recomendável também que os usuários mantenham sempre o sistema operacional dos smartphones atualizado e que só façam download de aplicativos em lojas oficiais, como a Google Play ou Apple Store.