Notícias
Tabuleiro político em Ouvidor: A cidade do minério tem dez pré-candidatos a prefeito
Em ano eleitoral, é comum ouvir nomes de pré-candidatos a prefeito e vereador em cada canto da cidade. A seis meses das eleições municipais – caso a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) não influencie no calendário e adie o pleito, Ouvidor tem, até o momento, dez pretendentes a candidatos ao posto de chefe do Executivo municipal, sendo que quatro deles são de uma mesma sigla e certamente somente um iria para a disputa.
Maria Rita – MDB, por ser secretária de Administração e Planejamento do atual prefeito Onofre Galdino (MDB), que não poderá disputar as eleições, por já estar e seu segundo mandato consecutivo, ela se destaca como favorita dentro da sigla. Mas políticos como o ex-prefeito por vários mandatos João César (PSDB), também planeja disputar a prefeitura. Vale ressaltar oficialmente Rita e João ainda são casados legalmente, e um deles terá que sair do páreo.
Há, no momento, dez pré-candidatos a prefeito de Ouvidor. Por que tantos postulantes? Mesmo considerando que, no meio do caminho, alguns vão sair do páreo, compondo com outro candidato, e é provável que pelo menos três nomes cheguem à disputa eleitoral.
Nas redes sociais, aparecem incríveis dez nomes de concorrentes. Na eleição anterior, houve 6.762 (97,46%) votos válidos. Portanto, um pré-prefeitáveis a cada 676 eleitores.
O jovem empresário Júlio da Samma (Podemos), que era cotado para se filiar em vários partidos, optou pela filiação em sigla da base aliado do governador Ronaldo Caiado (DEM).
Reviravolta em Ouvidor. Com a possível desistência da candidatura do ex-prefeito João César, Júlio da Samma, com apoio de vários vereadores, populares e do coordenador da campanha vitoriosa do atual governador Caiado, passa a ser o favorito para disputar a cadeira do executivo com a provável candidata Maria Rita.
A rumores que, Júlio tenha passe livre com aliados de primeira hora, do governador Ronaldo Caiado, no Palácio das Esmeraldas.
Já o fisioterapeuta e ex-prefeito Diorivan Rosa (PSB), confirma ser pré-candidato a prefeito em 2020, e acredita que poderá voltar a contribuir com o município, caso seja eleito. Em sua bagagem, Diorivan carrega experiência, principalmente no pós-pandemia, em que terá que ter projetos para o desenvolvimento da cidade, com o objetivo de retomar a economia e oferecer novas oportunidades de emprego para população.
Nos bastidores, a informação inicial é de que a prioridade no momento do ex-prefeito Diorivan, seria, entretanto, resolver algumas questões pendentes na esfera da Justiça.
A sigla partidária do vice-governador Lincoln Tejota (Cidadania), apresenta dois nomes para apreciação popular, o agropecuarista Edinho Adriano e o radialista Emerson Camargo. Ambos chegam com discurso de mudança de comportamento administrativo.
Também de família tradicional na cidade, o secretário municipal de Saúde, Gedean Ribeiro (MDB), e outo aliado do prefeito, que também coloca seu nome à disposição da população. Ele é apontado como um dos possíveis representantes do grupo que atualmente é governado pelo prefeito Onofre. Apesar do apoio da direção do MDB municipal, ainda não existe uma definição sobre quem vai representar a gestão de Galdino na disputa da eleição em outubro.
Acompanhando a ideologia política do prefeito Onofre Galdino, por dois mandatos consecutivos na condição de vice-prefeito, Nelson Manoel (MDB), se coloca como pré-candidato a prefeito para a eleição de 2020.
Assim, o vice de uma chapa vitoriosa por duas vezes pode disputar, em uma terceira eleição, a titularidade, já que, desta feita, não concorre ao cargo de vice, mas, sim, ao de titular.
Outro emedebista de olho na sucessão do prefeito Onofre Galdino, é o empresário na área de transporte Cebinha Nascimento, que se apresenta com slogan humildade, honestidade e trabalho. Seu nome foi lançado como pré-candidato a prefeito.
Nos bastidores comenta-se que o prefeito Onofre, teria se aproximado de Cebinha, e já estaria se movimentando para demonstrar força política.
O ex-vereador Ademir da Guia (Podemos), é outro líder político que optou por caminhar em uma sigla aliado ao governo do Estado de Goiás, com o objetivo de consolidar sua pré-candidatura a prefeito de Ouvidor. Ferrenho adversário político do atual prefeito Onofre Galdino, é extremamente crítico das duas gestões.
Texto com informação site TRE / TJGO: Reginaldo Ribeiro – Fotos: Rede Social