Notícias
Adib Elias e Jamil Calife serão candidatos a deputado. A dúvida é: quem o prefeito Velomar Rios apoiará?
O secretário de Infraestrutura não recuará. E Jamil Calife não recuará. E há mais dois candidatos. Os quatro poderão perder?

Como a coluna Bastidores divulgou em primeira mão, o secretário de Infraestrutura do governo de Goiás, Adib Elias, do MDB, será candidato a deputado estadual em 4 de outubro de 2026. Ele vai se desincompatibilizar no início de abril.
Ex-prefeito de Catalão por vários mandatos, Adib Elias é o principal líder político do Sudeste de Goiás, com influência em várias cidades.
Jamil Calife: deputado estadual pelo pP | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção
Entretanto, desta vez, Adib Elias enfrenta uma oposição no próprio grupo. O deputado estadual Jamil Calil, do pP, diz que será candidato à reeleição. De qualquer maneira. Quer dizer, não abrirá espaço para o ex-prefeito.
No domingo, 19, Adib Elias reuniu seis vereadores, em sua casa, e confirmou que será candidato a deputado estadual. Sem recuo. Lista dos vereadores presentes: Cláudio Silva Lima, Daniel Nunes Freire (Tufão), Deusmar Barbosa da Rocha, Gilberto Barbosa de Andrade, Silvinha Aparecida Rosa e Thomas Marques de Mesquita.
Velomar Rios: prefeito de Catalão pelo MDB | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção
Depois da reunião de Adib Elias, Jamil Calife — que recebeu o apoio do ex-prefeito em 2022 — reuniu 12 vereadores, no Mara Turismo Hotel, na terça-feira, 2. Lista dos vereadores presentes: Cláudio Lima, Cleuber José Vaz, Daniel Tufão, Gilmar Antônio Neto, Idelvan Evangelista do Nascimento, Jair Humberto da Silva (presidente da Câmara), Kelly Cristina, Luiz Socorro Moreira (Luiz Pamonheiro), Rodrigão Alves Carvelo, Sargento Anísio Pereira, Silvinha Aparecida Rosa e Thomas Marques.
Os vereadores estão apreensivos. Alguns (muitos) devem “favores” a Adib Elias, mas, para deputado estadual, teriam firmado acordo com Jamil Calife.
Na sexta-feira, 24, Adib Elias se encontrou com o prefeito Velomar Rios, do MDB. Anunciou que será candidato a deputado estadual e pediu o apoio do gestor municipal.
Gustavo Sebba: deputado estadual pelo MDB | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção
Eleito prefeito duas vezes com o apoio de Adib Elias, Velomar Rios não disse que não apoiará Adib Elias e tampouco disse que apoiará Jamil Calife. Ele teria sido franco: vai apoiar o candidato do grupo.
Se o grupo decidir que será Adib Elias, Velomar Rios estará no seu palanque. Se o grupo optar por Jamil Calife, o gestor municipal o apoiará.
Adib Elias convencerá Jamil Calife a recuar? É praticamente impossível.
O ex-prefeito (ou Jamil Calife) poderá ser candidato a deputado federal? Muito difícil. Porque Adib Elias já fechou seu apoio ao deputado federal José Nelto, do União Brasil.
Renato Ribeiro: fato novo da política de Catalão | Foto: Reprodução
Os quatro candidatos podem perder?
Catalão tem pré-candidatos a deputado estadual de qualidade: Adib Elias, Jamil Calife, Gustavo Sebba, do PSDB, e Renato Ribeiro, do PL. Todos os quatro são fortes e têm conteúdo.
Os quatro postulantes sabem que, apesar de ter um eleitorado grande, Catalão não conseguirá, sozinho, eleger três deputados estaduais. Ao menos dois ficarão de fora.
Gustavo Sebba corre por fora porque não disputa o eleitorado de Adib Elias e Jamil Calife. E opera também outras cidades.
Jamil Calife e Adib Elias disputam, ao menos em Catalão, o mesmo eleitorado — o que apoia o governismo local. Então, os dois correm o risco de, apesar de bem votados, ficarem fora da Assembleia Legislativa de Goiás.
Renato Ribeiro é uma incógnita (é um fato novo da política local). Em 2024, apesar da derrota na disputa para prefeito, ficou em segundo lugar, com 20,82% dos votos (11.089 votos). O produtor rural superou Elder Galdino, o candidato apoiado por Gustavo Sebba e pelo ex-prefeito Jardel Sebba. Os outros três candidatos deverão ficar atentos: o ex-presidente do Sindicato Rural, mesmo que não seja eleito, terá muitos votos em Catalão.
Catalão espreita vitórias — dupla ou tripla? — ou derrotas do quarteto de candidatos? (E.F.B.)
Fonte: Jornal O Pção
