Notícias



Aliado ‘nacional’ de Caiado, ACM Neto tem cidadania goiana sancionada
Uma das principais vozes de apoio ao governador Ronaldo Caiado fora de Goiás, teve título de cidadão goiano sancionado
Por: Domingos Ketelbey

ACM Neto ao lado do governador Ronaldo Caiado (Foto: Divulgação)
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) sancionou uma lei, que concede o título de cidadania goiana ao ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto. A homenagem partiu do deputado estadual Bruno Peixoto, presidente da Assembleia Legislativa de Goiás e também filiado ao União Brasil.
ACM Neto é uma das principais vozes aliadas ao governador Ronaldo Caiado (UB) fora de Goiás. Ele aposta no governador como principal nome dentro da centro-direita nacional. Em entrevista concedida no fim de maio ao O Globo, ACM foi direto em relação à disputa presidencial em 2026: “Hoje a gente tem um nome, que é o governador Ronaldo Caiado. Ele é o nome que o União apresenta”.
Nascido em Salvador, em 1979, Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto carrega no sobrenome o peso de uma dinastia e iniciou cedo na política. Foi deputado federal por quase dez anos, prefeito de Salvador por dois mandatos, com direito a reeleição em 2016 com 74% dos votos no primeiro turno, e é um dos quadros mais influentes do União Brasil, partido que ajudou a fundar a partir da fusão entre DEM e PSL.
Mas o que o aproxima ainda mais de Goiás, além da amizade com Caiado, é o tom oposicionista que voltou a adotar em relação ao governo Lula. “Eu defenderei que nenhum membro do partido ocupe cargos no governo”, disparou. ACM tem repetido nos bastidores que o União precisa se reposicionar e, se possível, desembarcar de vez do arranjo petista.