Notícias

Após debate e início da propaganda, semana será de novas pesquisas eleitorais

Após debate e início da propaganda, semana será de novas pesquisas eleitorais

access_time 2 anos ago

Ao menos seis institutos de pesquisa divulgam levantamentos nesta semana

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) conclui a assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais que serão usados nas eleições de outubro (José Cruz/Agência Brasil) – Foto: José Cruz/Agência Brasil

Após o início da propaganda eleitoral no rádio e na TV, na última sexta-feira, 26, e o debate da Band, neste domingo, 28, ao menos 55 pesquisas eleitorais com as intenções de voto sobre a disputa presidencial, para governos estaduais, Senado e Câmara dos Deputados serão divulgadas ao longo da semana.

Nesta segunda-feira, 22, há levantamentos para os governos do Acre, Alagoas, Ceará, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe. A próxima divulgação de pesquisa eleitoral para Goiás está prevista para acontecer na quarta-feira, 31, pelo Jornal Gazeta do Estado.

A mais abrangente na amostra e que capta os dois eventos com mais precisão é a pesquisa Datafolha. O instituto divulga o levantamento na próxima quinta-feira, 1º. Os pesquisadores vão às ruas entre terça-feira, 30, e quinta-feira, 1º.

Antes, na terça-feira, 30, MDA e Confederação Nacional do Transporte divulgam pesquisa com levantamento feito entre os dias 25 e 28 de agosto.

Também serão divulgadas pesquisas do Paraná Pesquisas, Ipespe, PoderData e Quaest. Os levantamentos estão registrados no Tribunal Superior Eleitoral e têm diferentes contratantes, entre corretoras financeiras, bancos e meios de comunicação.

Os últimos dados divulgados apontaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, na dianteira, seguido pelo candidato à reeleição pelo PL, o presidente Jair Bolsonaro.

As campanhas de Ciro Gomes, do PDT, e de Simone Tebet, do MDB, esperam números melhores e que mostrem maior conhecimento do eleitor após mais exposição de ambos na imprensa. Os candidatos desejam ser o nome de uma terceira via, quebrando a polarização entre PT e PL.

Compartilhe essa notícia

Comentários