Notícias
Audiência pública discute aplicação da Lei Aldir Blanc em Três Ranchos
Na quinta-feira, 18 de janeiro, a Prefeitura Municipal de Três Ranchos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou uma audiência pública para discutir a aplicação da Lei Aldir Blanc. O evento teve como objetivo aumentar a participação da comunidade nas decisões sobre políticas culturais e definir prioridades na utilização de recursos.
A secretária Clicia Feitosa, que tem contribuído junto a pasta da Cultura, destacou o comprometimento do Prefeito Hugo Deleon e do Vice Haroldo Calaça com o fomento cultural e econômico. Ela também ressaltou o incentivo cultural por meio do gestor cultural Gustavo F. Torres, da Anunciação Cultura de São Paulo.
Torres, que já vem trabalhando para desmistificar a ideia de que as leis de incentivo são destinadas para poucos artistas, ressaltou a importância da Lei Paulo Gustavo, que em 2023 beneficiou cinco proponentes culturais em Três Ranchos. Agora, com a Lei Aldir Blanc, um montante de R$ 40.010,59, proveniente do Ministério da Cultura, está disponível.
A audiência contou com a participação de Lorena Lemos, colaboradora do jurídico municipal, que contribuiu com esclarecimentos jurídicos. Autoridades municipais, como o secretário de Turismo Agnaldo Miguel e a vereadora Barcelana Salia, também estiveram presentes.
O capitão do terno Moçambique, Leonardo Bueno, apresentou sua experiência como proponente na Lei Paulo Gustavo, destacando as dificuldades enfrentadas, mas ressaltou a importância de participar do processo. A historiadora Íris Consuelo, a psicóloga Danilla Caetano, Luiz Hernandes, o professor Matheus Saraiva, e o comunicador Vinícius Martins também acompanharam as informações apresentadas. Sem contar as presenças especiais de Viviane Mori, diretora artística de São Paulo, presente na reunião por meio da Anunciação Cultura e de Danilo Vargas do Museu Histórico Cornélio Ramos de Catalão.
Ao final, Gustavo F. Torres distribuiu um formulário aos presentes para colher informações junto aos fazedores de cultura. As respostas orientarão as decisões de repasse pela gestão municipal.