Notícias
Brinquedos não têm responsável técnico
Os engenheiros responsáveis por uma obra, ou equipamentos, devem apresentar um documento, junto a seu conselho regional, comprovando seu vínculo e responsabilidade pelo trabalho. Em Goiás, o Crea é responsável pela ART
Desde janeiro deste ano o Parque Mutirama não possui oficialmente um responsável técnico pelos brinquedos. Quem respondia como engenheiro mecânico, José Alfredo Rosendo Coelho, foi exonerado no fim do ano passado, com a mudança de gestão, e hoje participa de um processo seletivo simplificado da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), iniciado em junho deste ano, para ocupar o cargo.
Apesar disso, o chefe de gabinete da Agetul, Carlos Magno Calixto, afirmava nesta quarta-feira (26) que o responsável técnico era Rosendo. Em nota, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) informou que durante a última vistoria anual realizada no parque constatou a falta de engenheiros responsáveis pela manutenção dos equipamentos eletromecânicos.
Os engenheiros responsáveis por uma obra, ou equipamentos, devem apresentar um documento, junto a seu conselho regional, comprovando seu vínculo e responsabilidade pelo trabalho. Em Goiás, o Crea é responsável pela Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
A última ART vinculada à manutenção dos brinquedos é datada do primeiro semestre do ano passado, de 1º de janeiro à 31 de junho, em nome de Rosendo. No dia 26 de janeiro deste ano, no entanto, o próprio profissional exonerado do cargo deu baixa ao documento pelo sistema virtual do Crea.
AO POPULAR, Rosendo afirmou que até 31 de dezembro de 2016 era o engenheiro responsável, e que hoje participa do processo seletivo. Na folha de pagamento da Prefeitura já não consta o nome do engenheiro. Ele confirmou à reportagem que não recebe pagamento desde janeiro, já que foi exonerado no fim do ano passado. Apesar disso, de forma voluntária, diz ele, continua indo ao parque e ajudando a gestão.
A previsão de divulgação do resultado final do processo seletivo para, dentre outras vagas, engenheiros elétrico e mecânico para o parque, é 10 de agosto, com inicio das convocações no dia 28.
O capitão do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Patrick Nowak, esteve no local e afirmou que as vistorias anuais não têm competência de avaliar os brinquedos, sendo responsabilidade do engenheiro responsável do parque. Em relação à ART, ele informou que a inspeção anual de 2016 não constatou irregularidade. Este ano, o documento vence, segundo Nowak, em outubro.
O Crea, no entanto, não confirma a informação e garante que o documento citado teria sofrido baixa neste ano. Questionado sobre o responsável técnico, o prefeito Iris Rezende (PMDB) disse que existe um técnico que faz diariamente a inspeção dos brinquedos e que existe esse histórico. (Thales Dias é estagiário do GJC em convênio com a PUC-GO).
Por: Sarah Teófilo | Thales Dias / Opopular