Notícias

Caiado responde a Zema e pede união dos governadores pela Reforma Tributária

Caiado responde a Zema e pede união dos governadores pela Reforma Tributária

access_time 1 ano ago

Caiado afirmou que as declarações de Zema foram causadas pelo estresse da Reforma Tributária e que os gestores estaduais devem se unir e lutar pela autonomia dos Estados

Por: Fabrício Carvalho / DG

Ronaldo Caiado participou do debate sobre a reforma tributária promovido pelo Instituto Unidos Brasil, em São Paulo. Foto: reprodução

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), reagiu às declarações do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Partido Novo), que comparou os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste com vaquinhas que produzem pouco e recebem bom tratamento. Por meio de suas redes sociais, nesse domingo (06/08), Caiado disse que a Reforma Tributária está causando estresse em todos os governadores e que o Centro-Oeste é o elo forte contra o sentimento separatista do país.

O governador de Goiás também defendeu a diversidade regional e disse que o Centro-Oeste desempenha um papel importante na economia e na integração nacional. Ele destacou que a região é responsável por uma grande parte da produção agropecuária e energética do país, além de ser um polo de desenvolvimento científico e tecnológico.

O Centro-Oeste, no que depender de Goiás, será sempre este elo forte para nunca permitir o avanço de qualquer sentimento separatista, o que é responsabilidade de todos nós, governadores e governadoras

Ronaldo Caiado.

Reforma Tributária

Caiado afirmou que as declarações de Zema foram causadas pelo estresse da Reforma Tributária e que os gestores estaduais devem se unir e lutar pela autonomia dos Estados. Ele espera que Zema se retrate e reconheça o valor dos outros estados. “Sobre a polêmica em relação às declarações de colegas governadores neste final de semana, meu sentimento é que a Reforma Tributária está estressando a todos nós”, disse Caiado. Além disso, o governador de Goiás propôs que os gestores estaduais devem se unir e lutar pela autonomia dos Estados. “O Conselho Federativo pode ser benéfico para alguns neste momento, mas amanhã o pêndulo pode mudar de lado”, disse Caiado. De acordo com o texto atual da Reforma, o Conselho concentrará as decisões sobre a arrecadação e será composto por representantes de todos os estados.

Caiado também afirmou que a Reforma Tributária deve ser feita com justiça e equilíbrio, respeitando as peculiaridades de cada estado e garantindo a distribuição dos recursos de forma proporcional. Ele disse que é favorável à simplificação dos impostos, mas que não aceita a perda de receita ou a concentração de recursos nas mãos da União.

Concentrar mais poderes na União vai aumentar o confronto entre Estados e estimular uma judicialização sem precedentes

Ronaldo Caiado sobre a concentração dos impostos na União.

Ao falar que “Nossas diferenças não precisam ser sinônimo de divergência”, Caiado busca preservar a harmonia entre os governadores, mas também defender os interesses de Goiás e do agronegócio. O governador de Goiás mostra que tem capacidade de articulação política e espera contar com o apoio do Congresso Nacional para aprovar uma Reforma Tributária justa, equilibrada e benéfica para todos.

Compartilhe essa notícia

Comentários