Notícias
Catalão: Jair Humberto desbanca candidato de Adib e será presidente da Câmara
O prefeito Adib Elias decidiu bancar Deusmar Barbosa, mas os vereadores, com o apoio do prefeito eleito Velomar Rios, optaram por Jair Humberto
Não chegou a ser uma queda de braço, pois o prefeito eleito de Catalão, Velomar Rios (MDB), dado seu caráter diplomático, não se sente compelido a enfrentar o prefeito Adib Elias.
De qualquer forma, Adib Elias tentou impor Deusmar Barbosa, do MDB, como presidente da Câmara Municipal. Deu ruim.
Velomar Rios optou por não pressionar os vereadores. Entretanto, ao saber que Jair Humberto da Silva, do Solidariedade, contava com o apoio de nove de seus pares — ou seja, da maioria (ao todo são 17 parlamentares) —, reuniu-se com o grupo.
Jair Humberto é o presidente da Câmara e, como tem maioria, será reeleito, em janeiro. Não se sabe se Deusmar Barbosa continua no páreo. Mas, se partir para a disputa, possivelmente terá de quatro a cinco votos. “Recomendo que, para não sofrer uma derrota vexatória — logo ele que já foi presidente da Câmara várias vezes —, Deusmar, um sujeito do bem e atuante, recue e apoie José Humberto”, afirma um vereador. “Acredito que, na hora agá, Deusmar Barbosa, em nome do realismo e do consenso, vai compor com Jair Humberto. Por sinal, somos todos do mesmo grupo político.”
A lista abaixo, disposta em ordem alfabética, arrola os apoiadores de Jair Humberto (inclusive o vereador). Inclui também Costelinha (Leonardo Pereira Moisés), do PSDB, que, tendo aparecido numa reunião do grupo, deve apoiá-lo para presidente do Legislativo.
Jair Humberto será presidente entre 2025 e 2026. O presidente a seguir deve ser Gilmar Antônio Neto, do União Brasil.
Confira a lista dos 12 apoiadores de Jair Humberto
Claudio Silva Lima, MDB
Cleuber José Vaz, Podemos
Daniel Tufão (Daniel Nunes Freire), Podemos
Gilberto Barbosa de Andrade, SD
Gilmar Antônio Neto, União Brasil
Idelvan da Saúde (Idelvan Evangelista do Nascimento), Podemos
Jair Humberto da Silva, SD
Costelinha (Leonardo Pereira Moisés), PSDB
Luiz Pamonheiro (Luiz Socorro Moreira), MDB
Rodrigão Alves Carvelo, Republicanos
Sargento Anísio Pereira, MDB
Thomás Marques de Mesquita, Podemos.
Em reuniões, vereadores eleitos e reeleitos disseram que Velomar Rios vai nomear, para os cargos que têm dotação orçamentária, auxiliares de sua cota pessoal. Isto não significa que indicados por Adib Elias ficarão fora da equipe. Não ficarão. O prefeito eleito não quer começar sua gestão atritando com Adib Elias, que, além de aliado, é seu amigo. (E.F.B.)
Fonte: J. Opção