Notícias

Confira secretários que já confirmaram saída do Governo de Goiás

Confira secretários que já confirmaram saída do Governo de Goiás

access_time 7 anos ago
Rafaela Bernardes e Lucas Cássio

Goiânia – Com a desincompatibilização do governador Marconi Perillo (PSDB), marcada para ocorrer no dia 7 de abril, o vice-governador José Eliton (PSDB), nome da base para disputar as eleições deste ano, vai assumir o Palácio das Esmeraldas por nove meses. Para auxiliar sua gestão à frente do Estado, Eliton já começa a formatar o novo secretariado do Governo de Goiás.

O primeiro convite oficial confirmado para a equipe de José Eliton é o do ex-governador Irapuan Costa Júnior, que deve assumir a Secretaria de Segurança Pública do Estado no lugar do atual titular da pasta, Ricardo Balestreri. Irapuan governou Goiás entre os anos de 1975 a 1979.
Além da pasta da Segurança Pública, outras secretarias do governo goiano também devem receber novos nomes neste início de ano. Alguns secretários já declararam que vão se desincompatibilizar do cargo de olho nas eleições.
Em entrevista ao jornal A Redação, a titular da Secretaria Cidadã, deputada estadual licenciada Lêda Borges (PSDB), confirmou que, com a desincompatibilização do governador Marconi Perillo, ela deve retomar a sua vaga na Assembleia Legislativa de Goiás para se candidatar. “Nesse primeiro momento é natural a reeleição”, disse ao destacar que está à disposição do partido para concorrer a uma cadeira na Câmara Federal.
Na Secretaria Estadual de Governo (Segov), Tayrone Di Martino (PSDB) também deve ser substituído. O secretário já manifestou publicamente que vai se lançar como candidato a deputado federal. Vale lembrar que o jovem tucano tem forte apoio da Igreja Católica na capital e no interior, em parte devido à proximidade ao Padre Robson de Oliveira, reitor da Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade. Nos bastidores, o nome mais cotado para assumir a pasta no lugar de Tayrone é o titular da Secretaria da Fazenda (Sefaz), João Furtado.
A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) também terá um novo titular para compor a equipe do vice-governador José Eliton. Durante o último evento aberto que o secretário Vilmar Rocha (PSD) participou, no final de dezembro, ele declarou que aquele poderia ser seu último compromisso oficial como secretário, já que iria tirar alguns dias de férias e voltaria no final de janeiro, quando o novo secretariado deve ser anunciado. Vilmar já declarou que pretende pleitear uma vaga ao Senado Federal.
Raquel Teixeira (PSDB), secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), declarou em recente entrevista ao A Redação que pretende continuar no governo como titular da pasta. Segundo Raquel, só existe o interesse em deixar o primeiro escalão do governo caso seu nome seja indicado a vice-governadora na chapa liderada por José Eliton.
O jornal A Redação entrou em contato com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), Francisco Pontes, que afirmou que pretende permanecer na pasta. “Existe uma declaração favorável do José Eliton para que eu permaneça na secretaria. Eu não tenho pretensão política e não sou candidato a nada, mas estou à disposição do PTB.   Se houver algum convite do partido, vou analisar. Mas, a princípio, permaneço na pasta para continuar o trabalho com José Eliton”, afirmou.
À frente da Companhia de Saneamento de Goiás, Saneago, desde fevereiro de 2017, Jalles Fontoura de Siqueira (PSDB) já havia dito que deixaria o governo junto com o governador Marconi. Mas, em entrevista ao A Redação, o presidente da Saneago afirmou que deve continuar no Governo de Goiás até o final de 2018. “O governador Marconi Perillo e o vice-governador José Eliton me convidaram para continuar até o final do ano”, disse Jalles Fontoura. “A prioridade do governo é não faltar água em 2018, especialmente em Goiânia e na região metropolitana”.
Entre as outras mudanças previstas, estão trocas de comando no Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), na Goiás Fomento e na Secretaria da Fazenda, já que a previsão é que João Furtado assuma novo desafio na gestão estadual. No entanto, os titulares destas pastas e do órgão de trânsito ainda não se manifestaram sobre as possíveis alterações.

A previsão é que o anúncio oficial do novo secretariado ocorra no final da próxima semana, conforme havia adiantado o governador Marconi Perillo.

Compartilhe essa notícia

Comentários