Notícias
CONGO: Representantes da Congada de Catalão são recebidos pelo governador Ronaldo Caiado
Em evento oficial de lançamento da ExpoCavalhadas, “Circuito das Cavalhadas 2022” realizado na Praça Cívica, no dia desta quarta-feira (27/4), o governador Ronaldo Caiado (Democratas) acompanhado do secretário de Estado de Cultura e Retomada, César Moura e o assessor especial da governadoria e pré-candidato a deputado Estadual – Luiz Sampaio (Solidariedade) receberam alguns integrantes e dançadores da centenária Congadas de Catalão, bem como membros da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e o Terno de Congo Moçambique Nossa Senhora do Rosário, que se apresentou para os presentes.
Para as autoridades, a representante da mesa diretora da Irmandade do Rosário, Ana Cristina de Oliveira Pires, fez apresentação do pedido de inserção da Festa de Nossa Senhora do Rosário de Catalão no calendário de Festas e Celebrações do Estado de Goiás junto a secretaria de Estado de Cultura e também foi apresentado a solicitação de recursos para apoio às Congadas de Catalão no valor de R$ 280 mil.
O governador Ronaldo Caiado disse que às Congadas de Catalão é um patrimônio cultural e religioso do Estado de Goiás e faz parte da cultura, da tradição goiana, e desta forma determinou providências junto a secretaria de Estado de Cultura via superintendência de Patrimônio Histórico para inserção no Calendário Cultural do Estado e bem como a viabilização de realização de convênio de aporte financeiro junto a entidade catalana.
O renomado Terno de Congo Moçambique de Nossa Senhora do Rosário, fez apresentação ao governador Ronaldo Caiado, aos secretários de estado que lhe acompanhava.
Para o pré-candidato Luiz Sampaio, que acompanhava a comitiva catalana, “nós de Catalão e também de toda região da Estrada de Ferro sabemos o quanto é importante para a nossa Cultura e Fé a Festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário. E, hoje pude mais uma vez presenciar, testemunhar e avalizar mais um importante momento, me atrevo a dizer histórico, para essa grandiosa instituição que é a Irmandade do Rosário. Estivemos com o Governador e o secretário de Cultura e Retomada César que recebeu o requerimento solicitando a Festa de Nossa Senhora o registro de bem imaterial”.
Em tempo, Sampaio também solicitou ao governador uma verba de apoio para auxiliar a instituição, reinado e dançadores na realização da festa. Esse já autorizado no ato pelo Governador.
“Como devoto de Nossa Senhora, gostaria de dividir com vocês essa grande alegria e emoção que vivenciei junto a esses guerreiros que estão fazendo história e deixando um importante legado de independência e valorização a essa instituição. E parabenizo todos da irmandade por todo empenho em dar a sua gente, fé, cultura e religiosidade, o espaço que merece”, salientou Sampaio.