Notícias

Conheça o novo bispo de Itumbiara, nomeado pelo papa e empossado em evento com Caiado

Conheça o novo bispo de Itumbiara, nomeado pelo papa e empossado em evento com Caiado

access_time 1 ano ago

O bispo Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, de 63 anos, toma posse neste sábado, 9, como o 8º Bispo Diocesano de Itumbiara. Dom José foi nomeado pelo Papa Francisco em julho deste ano, em anúncio publicado pela Sala de Imprensa da Santa Sé e comunicado, em pronunciamento ao vivo, pelo Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa. O governador Ronaldo Caiado (UB) participa da posse, que acontece na Catedral Santa Rita de Cássia.

Após uma década de serviço à Arquidiocese de Brasília como Bispo Auxiliar, Dom José Aparecido sucederá a Dom Antônio Fernando Brochini, que apresentou sua renúncia devido ao limite de idade. Ele continuará a dirigir a Diocese de Itumbiara como Administrador Diocesano até a posse oficial de Dom José Aparecido.

A Diocese de Itumbiara foi inaugurada em 11 de outubro de 1966 pelo Papa São Paulo VI, separando-se da Arquidiocese de Goiânia. Segundo informações do site da diocese, atualmente, ela é composta por 26 paróquias, 22 padres diocesanos, 13 padres religiosos, 13 diáconos e 5 seminaristas.

Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida foi ordenado presbítero na Arquidiocese de São Paulo em 21 de dezembro de 1986. Posteriormente, foi incardinado na Diocese de Santo Amaro em 15 de março de 1989.

Ele foi administrador paroquial da Paróquia Santa Cruz de Parelheiros na Diocese de Santo Amaro de 1987 a 1988 e pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Jardim Prudência, também na Diocese de Santo Amaro, de 1988 a 1990.

Em 1990, ele foi enviado a Roma para se especializar em Direito Canônico e, em 1994, foi convidado a trabalhar no Conselho Pontifício para os Textos Legislativos, onde exerceu a função de Adido de Secretaria até 2010. Neste ano, o Papa Bento XVI o nomeou Prelado de Honra de Sua Santidade e Subsecretário do Dicastério, posição que ocupou até sua nomeação como bispo.

Obteve o título de doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santa Cruz, em Roma, e foi ordenado bispo auxiliar de Brasília em 13 de julho de 2013 por Dom Sergio da Rocha.

Após a transferência de Dom Sergio da Rocha para a Sede Primacial de São Salvador da Bahia, Dom José Aparecido foi eleito em 8 de junho de 2020 para o cargo de Administrador Diocesano de Brasília, função que exerceu até 12 de dezembro de 2020.

Na Arquidiocese de Brasília, ele também atuou como Bispo referencial para o Vicariato Leste e desempenhou papéis em diversos setores, pastorais e movimentos eclesiais, além de contribuir para o governo da Arquidiocese e trabalhar no Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e de Apelação de Brasília.

Compartilhe essa notícia

Comentários