Notícias
Covid-19: Secretaria Municipal de Saúde realiza barreira sanitária na entrada de Campo Alegre de Goiás

Prefeitura realiza barreira sanitária em principal via de acesso ao município
A unificação entre a secretaria de Saúde e órgãos da prefeitura de Campo Alegre de Goiás, estão percorrendo residências e os estabelecimentos comerciais, para orientar sobre medidas preventivas que devem ser adotadas para evitar infecção pelo Coronavírus, no município.
Dentre os locais visitados pelos fiscais, destaque para supermercados, padarias, farmácias, instituição de longa permanência para idosos.
Para a realização do trabalho, foi desenvolvido um roteiro específico, de acordo com a natureza de cada estabelecimento, que é seguido pelos fiscais. São orientações como a correta limpeza das superfícies, utilização de produtos de limpeza autorizados pela Anvisa, disponibilização de lixeiras, sabão líquido e álcool em gel, de acordo com as especificações de cada local. O objetivo é reduzir os riscos tanto para os trabalhadores, quanto para o público em geral.
A secretaria municipal de Saúde acompanha sistematicamente a situação epidemiológica da cidade e, caso seja necessário, as ações de vigilância sanitária serão ajustadas de modo a contribuir da melhor forma possível para a redução de riscos de transmissão da Covid-19.
Por parte da limpeza urbana, serviços essenciais à população como capinação, limpeza de boca de lobo, manutenção de galerias, entre outros, estão sendo realizados com maior eficiência e menor tempo. Os serviços são fundamentais para evitar doenças que também acontecem nesta época do ano, como é o caso da dengue.
Os trabalhadores utilizam equipamentos de proteção individual durante as ações, de acordo com a necessidade do serviço. A fim de evitar contato direto com os munícipes, destaca-se a disponibilização de álcool em gel, 10 mil máscaras e luvas.
Segundo a secretária da Saúde, Meire Lúcia Pereira, a prefeitura municipal, através da secretaria de Saúde, tem realizado constantemente a barreira sanitária na entrada do município, oferecendo orientações, verificação de temperatura e entregue de panfletos aos motoristas e passageiros. A fiscalização conta com o apoio da Polícia Militar (PM) e tem o objetivo de rastreamento clínico de motoristas e passageiros. A fiscalização será por tempo indeterminado.
Na barreira sanitária pessoas que apresente os sintomas de Covid-19 são orientados a retornarem e procurar à unidade de saúde mais próxima de sua residência.
