Notícias

Davinópolis sedia última reunião ordinária da CIR Estrada de Ferro em 2025

Davinópolis sedia última reunião ordinária da CIR Estrada de Ferro em 2025

access_time 2 dias ago

Gestores de 18 municípios discutem melhorias e fortalecimento da rede pública de saúde regional

A cidade de Davinópolis sediou, na manhã desta quarta-feira, 5 de novembro, a última reunião ordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR) Estrada de Ferro do ano de 2025. O encontro, realizado no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, reuniu gestores, técnicos e secretários municipais de saúde dos 15 municípios que integram a macrorregional de saúde Estrada de Ferro — Catalão, Ipameri, Caldas Novas, Anhanguera, Cumari, Davinópolis, Goiandira, Nova Aurora, Ouvidor, Três Ranchos, Corumbaíba, Marzagão, Rio Quente, Campo Alegre de Goiás, Palmelo, Santa Cruz, Pires do Rio e Urutaí.

A mesa de abertura foi composta pela prefeita de Davinópolis, Vanusa Aparecida Bento Gomes, pelo secretário municipal de Saúde, Robson Gomes, pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Wilker Ferreira, o diretor administrativo da Regional da Secretaria de Estado de Saúde, Severo Martins Neiva e o secretário municipal de Saúde de Rio Quente e coordenador da CIR Estrada de Ferro, Márcio Rogério Francisco.

Ao dar as boas-vindas aos presentes, a prefeita Vanusa Gomes destacou a relevância do evento para o fortalecimento das políticas públicas da área. “Hoje é um dia de grande importância, um momento de compartilhar experiências e promover diálogo entre gestores e profissionais. Tenho certeza de que cada participante leva uma vivência enriquecedora para aplicar em seu município e também traz contribuições valiosas para o nosso. É uma troca de experiências que só traz benefícios para a saúde da população”, afirmou a prefeita.

O secretário municipal de Saúde, Robson Gomes, anfitrião do encontro, também ressaltou a importância da reunião e o sentimento de orgulho por sediá-la. “Para mim foi um prazer enorme receber todos os secretários e técnicos. Tivemos uma reunião muito produtiva, com quase todas as cidades representadas. Cada encontro como esse nos ajuda a aprender e melhorar o trabalho que realizamos em Davinópolis e na região. A presença da prefeita Vanusa e da nossa equipe foi fundamental para o sucesso do evento”, destacou Robson.

Durante a reunião, os gestores discutiram temas centrais da administração da saúde regional, entre eles o fortalecimento da rede de atenção básica, aumento do teto financeiro (MAC), ampliação de recursos e melhorias nos indicadores de saúde.

O coordenador regional de saúde, Severo Martins Neiva, explicou o papel da CIR e sua importância para o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) em nível regional. “A CIR é uma instância de cogestão que promove a negociação e pactuação entre municípios e Estado. Todas as políticas de saúde e o relacionamento entre os municípios são discutidos nesse espaço. Cada decisão tomada aqui tem força de lei e deve ser cumprida, garantindo a integração da rede e o atendimento adequado à população”, afirmou.

Neiva acrescentou que as reuniões, realizadas bimestralmente, permitem que os municípios compartilhem desafios, troquem experiências e encontrem soluções conjuntas. “Nenhum município consegue atender sozinho todas as demandas de saúde. É por meio da pactuação entre cidades que se garante o acesso a hospitais, exames e outros serviços especializados”, completou.

O secretário municipal de Saúde de Rio Quente e coordenador da CIR Estrada de Ferro, Márcio Rogério Francisco, avaliou positivamente o encerramento das atividades de 2025. “Essas reuniões são fundamentais para que os municípios possam discutir a rede de saúde, porque qualquer ação isolada interfere em toda a estrutura regional. Hoje tivemos uma grande adesão dos gestores, o que mostra a importância da união e da participação de todos. Foi um ano muito produtivo, com decisões que fortalecem a rede SUS da Estrada de Ferro”, afirmou.

Francisco também adiantou que a próxima reunião da CIR, em 2026, será realizada em Pires do Rio. “Entramos em um novo ano com orçamento renovado e novas ideias. A CIR vem fortalecida para continuar tomando decisões e planejando ações voltadas à população dos 18 municípios”, completou.

O secretário municipal de Saúde de Pires do Rio, Fauze Abdala da Silva Júnior, destacou a satisfação em sediar o próximo encontro e a relevância do espaço de debate. “A CIR é um colegiado de secretários que define as políticas públicas de saúde da região. É um espaço de crescimento e de decisões importantes. Fico feliz em poder receber os colegas secretários e técnicos no início de 2026, para juntos debatermos a saúde pública da Estrada de Ferro. A reunião de hoje foi muito produtiva, com debates sinceros e soluções conjuntas para problemas comuns. O saldo é bastante positivo”, avaliou. Fauze também relatou o processo de reestruturação da saúde em Pires do Rio. “Assumi a secretaria há dois meses e estamos reorganizando toda a rede, priorizando o atendimento à população e melhores condições de trabalho aos profissionais. Tenho certeza de que as sementes que estamos plantando agora trarão um salto de qualidade nos próximos anos”, disse.

O prestador de serviços em saúde Fabrício da Silva Porcina, que atua na área de faturamento e acompanhamento técnico de vários municípios da região, ressaltou o impacto positivo das reuniões da CIR. “Esses encontros são muito importantes, pois permitem que os municípios alinhem demandas e busquem soluções conjuntas. Hoje discutimos temas como o aumento do teto MAC e a captação de mais recursos. A saúde na região vem evoluindo, com Davinópolis se destacando nos indicadores, principalmente em vacinação, que está acima da média regional”, afirmou.

Para o secretário Robson Gomes, o sentimento é de dever cumprido. “Encerramos o ano com uma reunião extremamente proveitosa, com muito aprendizado e união entre os municípios. Isso mostra que estamos no caminho certo, trabalhando com responsabilidade para oferecer uma saúde pública cada vez mais eficiente à nossa população”, concluiu.

A reunião da CIR Estrada de Ferro em Davinópolis reafirmou o compromisso dos gestores regionais com o fortalecimento do SUS, a cooperação entre os municípios e a busca constante por melhorias na qualidade dos serviços de saúde prestados à população.

(Texto: Reginaldo Ribeiro)