Notícias
Eleições 2020: Nova Aurora tem ao menos 10 pretendentes, mas disputa pode ser polarizada
A proximidade das eleições do ano de 2020, esquenta o debate e agita a disputa dos grupos em Nova Aurora, e atualmente cerca de dez pretendentes se degladiam uns contra os outros, para definir quem de fato ocupará a cadeira do executivo municipal em janeiro de 2021.
Nos bastidores, as movimentações estão intensas em torno das coligações e apoios partidários. Os moradores são apaixonados pela política e a tradição local é de disputa acirrada entre dois grupos majoritários, porém antagônicos. Uma consulta informal já identifica um cenário de ao menos dez pretendentes para a corrida municipal de 2020, mas ao que tudo indica o cenário pode ser de polarização, como é tradicional.
O atual mandatário no executivo, Vilmar Dias Carneiro (PT), não poderá ser candidato, porém, trabalha para manter o grupo coeso. As especulações dentro do grupo é que o atual vice-prefeito Junior Marreco, que é visto pelo alto poder aquisitivo na cidade, fazendeiro e militante na política há vários anos. Conhece bem os bastidores da política. Vários aliados políticos, declaram que o mesmo definiu precocemente sua pré-candidatura ao pleito, sendo o único até o momento.
Outros nomes também são lembrados, como da matriarca Neuza Alcino, ex-primeira-dama por duas vezes e ex-prefeita por dois mandatos. Os menos otimistas, já declaram aos quatro cantos da cidade, que a “raposa da política” estaria com as “chuteiras penduradas”, porém, seu nome é sempre lembrado pelos populares tradicionais.
Também aliados do atual prefeito, correm por fora outros pretendentes, como o atual presidente da Câmara de Vereadores – Odilon Pezão, que está em seu terceiro mandado como parlamentar no legislativo municipal, já foi candidato a vice-prefeito na chapa de Neuza Alcino, o qual acredita-se que tem o direito de se credenciar à chapa majoritária. O vereador Rildo Marques, foi aliado até poucos dias do grupo do prefeito, tem em seu currículo político, quatro mandatos no legislativo e é bastante próximo ao prefeito de Catalão – Adib Elias. Segundo alguns populares, sempre tem cadeira cativa na Câmara. Acredita-se que Rildo deverá deixar a certeza da vitória como vereador em 2020, para disputar da prefeitura.
Outro nome apontado é do secretário de Saúde – Zé Emídio, ex-vereador, ex-vice-prefeito, já foi prefeito interino quando ocorreu a morte do ex-prefeito Jerônimo. Seu diferencial ao demais aliados do prefeito, é sua aproximação partidária com o Governador Ronaldo Caiado, o que possivelmente fará com que também deixe seu nome à disposição.
Do outro lado, despontam os pré-candidatos. Alexandre Alcino, jovem, dentista, neto dos ex-prefeitos José Alcino e Neuza Alcino. Sua ascensão tem sido principalmente pelo trabalho de seus avós, porém é bastante querido na cidade. Certamente deverá deixar seu nome como pré-candidato. Danilo Araújo, atual presidente do MDB municipal, filho do ex-vice-prefeito Alzerino. O jovem sempre se mostrou articulador nas eleições, sendo sempre fiel ao seu partido e com boa relação com o líder partidário Daniel Vilela.
O empresário Diórgenes, sem histórico pessoal e familiar na política, já sonha bastante alto. Deve chegar com boas ideias e apoio de um grupo de jovens. O empresário no ramo de secos e molhados, Jair Borba, já deixou seu nome à disposição em eleições passada não obtendo êxito. Porém a cada eleição no município tem seu nome em destaque. Por fim, outro que deverá ter uma cadeira garantida no legislativo Jerry Faleiros, que em seu segundo mandato como vereador e com bastante força no Governo Caiado, certamente projeta voos mais altos.
Com pouco menos de um ano para as definições de união e candidatura, esse é o cenário encontrado na cidade de Nova Aurora. É sabido que a chapa começará a esquentar realmente em meados de abril e maio do ano que vem.
Fonte: https://www.facebook.com/Viniius104.9fm/posts/2424644387583599