Notícias
Emedebistas defendem candidatura própria em encontro com Gustavo Mendanha
O MDB foi convidado a compor a chapa majoritária do governador Ronaldo Caiado (DEM) em 2022; enquanto o presidente Daniel Vilela (MDB) faz consulta a diretórios, rumo à consolidação da aliança, o prefeito de Aparecida trabalha para que o partido saia com candidato ao governo
Em evento organizado pelo deputado estadual Paulo Cézar Martins (MDB), na noite desta sexta-feira (10), emedebistas defenderam a candidatura própria do MDB, em 2022, ao governo do Estado. O encontro foi realizado no pátio do colégio Atheneu Dom Bosco, na capital, com a presença do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB).
Gustavo e Paulo Cézar têm sido os principais defensores de candidatura própria, enquanto a sigla caminha para consolidar aliança com o governador Ronaldo Caiado (DEM). O democrata foi ao diretório do partido fazer o convite para a composição da chapa majoritária e o presidente do diretório estadual, Daniel Vilela (MDB), desde então, realiza consulta aos diretórios municipais para responder a Caiado. A tendência é de que a aliança se consolide.
Na contramão, Gustavo, que é cotado para disputar o governo e ser o principal adversário de Caiado no que vem, trabalha para que isso não ocorra. Na noite desta sexta, o presidente da Fundação Ulysses Guimarães em Goiás, Ênio Salviano (MDB), defendeu candidatura própria e que o prefeito de Aparecida seja o cabeça da chapa.
“O MDB está preparado para governar Goiás e o prefeito da segunda maior cidade do Estado tem todas as condições de ser o sucessor dos ex-governadores emedebistas Mauro Borges, Henrique Santillo, Iris Rezende e Maguito Vilela”, recordou Ênio Salviano. Iris, porém, é um dos principais defensores da aliança com Caiado.
Paulo Cézar também voltou a defender a candidatura própria: “O MDB não pode aderir à chapa branca do governo”, disse, em relação à possível aliança com Caiado. O ex-vereador por Goiânia Mizair Lemes também participou do evento.
Prefeito de Aparecida
No seu discurso, Gustavo reforçou a tese de que a candidatura própria é uma tradição do MDB goiano. “Time grande tem que disputar o campeonato. O MDB é grande, forte e tem a responsabilidade de devolver a alegria ao povo goiano”, disse.
Depois do evento, Gustavo disse que estava motivado por ter visto que há mais pessoas defendendo a candidatura própria. “Que é aquilo que eu tenho defendido nos últimos meses, que pela grandeza do MDB”, disse. Gustavo foi o único dos 28 prefeitos emedebistas que não assinou uma carta que pede o apoio do partido à reeleição de Caiado.
Apesar de ser o mais cotado, o prefeito ainda não se apresenta como pré-candidato. Gustavo também tem recebido convites de outros partidos, que querem bancar sua candidatura, caso o MDB concretize a aliança com Caiado. No entanto, o discurso do prefeito, por ora, é de que não trabalha por uma candidatura individual, mas pelo projeto do partido e, por isso, não teria a intenção de desfiliar.
Em entrevista ao POPULAR, Daniel Vilela disse que espera “espírito público e honestidade política” do prefeito de Aparecida, caso o partido feche a aliança com Caiado, e que não crie uma “narrativa falsa” de que o partido tomou uma decisão unilateral.