Notícias
Enfermeiro Ric Wake orienta sobre a Campanha de Vacinação contra a Influenza em Cumari
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início no último dia (16), se estendendo até o dia 1 de junho, ocorrendo no dia (12) a mobilização do dia “D”.
Orientar a população que estará submetida aos vírus Influenza. Este é o intuito do coordenador do Programa Estrátegia Saúde da Família (ESF), através do enfermeiro Ric Wake José Magalhães Alves. Em entrevista ao repórter do Jornal Últimos Acontecimentos, o profissional de saúde e responsável pela Sala de Vacina em Cumari, esclarece as dúvidas sobre as doenças que tem causado alarde em todo o Estado de Goiá e Brasil, nos últimos dias.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início (16), se estendendo até o dia 1 de junho, ocorrendo a mobilização nacional no dia (12) de maio. De acordo com o enfermeiro, as doses já começaram a serem distribuídas na para atendimentos na Sala de Vacina do município. O público alvo são os professores da rede pública e privada, crianças de 0 a 6 meses, crianças 2 a 4 anos, pessoas sob medidas socioeducativas, indivíduos que trabalham no sistema prisional, idosos acima de 60 anos, gestantes, profissionais das áreas de saúde, grupos com doenças crônicas e professores.
“Na primeira remessa o quantitativo foi equivalente a 690 doses a serem distribuídos aos grupos de risco. A meta é de imunizar no mínimo 90% dos grupos prioritários, o que corresponde a 999 cidadãos. Os estoques serão reabastecidos de acordo com a disponibilização da Regional de Saúde da Estrada de Ferro. Já foram imunizados cerca de 60% dos grupos de risco”, afirmou Wake.
A imunização contra o vírus H1N1 também tem uma via transmissão através da saliva. Ainda de acordo com Ric Wake, a vacina deve ser tomada anualmente devido às mutações que fortalecem o vírus. “O vírus sofre modificações, e a vacina deve acompanhar estas transformações”, ressaltou.
Os pacientes tem um cronograma para a vacinação contra a Influenza na cidade, e a imunização completa tem um prazo de 10 a 15 dias para surtir efeito positivo no indivíduo.
Devido aos casos de H1N1 registrados no Estado de Goiás e principalmente na Região Sudeste onde casos já foi notificado, o secretário, esclareceu sobre o caso da doença no Estado e explica quais vírus da gripe estão circulando no momento, principalmente, nesta época.
De acordo com o coordenador, existem mais de um vírus da gripe que estão circulando em Goiás. ‘”Nós temos apenas o vírus H1N1, que já foi confirmado em alguns municípios, e o vírus sincicial respiratório, ambos que causam a forma grave da gripe. Obviamente todos nós já tivemos e teremos gripe algum dia em nossas vidas, isso é inevitável. Mas, basicamente, isso já esperado neste período do ano, um aumento dos casos de gripe, por ser uma questão sazonal que envolve o clima”, explicou.
Fonte: Texto Reginaldo Ribeiro
Foto: Divulgação