Notícias

Entendam como funciona o Cras, suas atribuições seu funcionamento em Campo Alegre de Goiás

Entendam como funciona o Cras, suas atribuições seu funcionamento em Campo Alegre de Goiás

access_time 6 anos ago

 

A Coordenadora Geral do Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos e Cras de Campo Alegre de Goiás, Ariethe Hilário de Sousa, em entrevista na manhã do dia 4, a reportagem do Jornal Últimos Acontecimentos, destacou as ações do centro que tem ganhado destaque na assistência as famílias da cidade. “Nós estamos à frente desta casa, e no Cras, já desenvolvemos grandes programas e a prestação de serviços à comunidade que recebem atendimento de assistentes sociais e psicólogos, dentre outros programas e projetos sociais”.

O CRAS é  uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos busca reunir as pessoas, nas suas respectivas faixas etárias, crianças e adolescentes ou idosos, para o desenvolvimento de ações em grupos visando à prevenção a situações de vulnerabilidade e violência, constituem-se em espaços de convivência e fortalecimento de vínculos com a comunidade;

Serviço no domicilio para pessoas com deficiência ou idosos que não tenham condições de buscar pelos serviços no CRAS ou na sua comunidade;

Garante acesso aos direitos através de encaminhamentos e orientações durante os atendimentos;

No caso de famílias em acompanhamento, realiza plano de acompanhamento familiar: planejamento conjunto entre a(s) família(s) e profissionais (psicólogo e assistente social) do CRAS para que a família supere suas dificuldades e alcance seus objetivos.

A Orientadora Social do Serviço de Convivência e Fortalecimento Vínculos (Antigo Pete), Michelle Antônio da Silva, salientou que, destina-se prioritariamente para crianças e adolescentes que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social, havendo um limite tolerável para jovens de outras classes sociais dependendo da demanda e da disponibilidade de vagas.

“Hoje no Cras de Campo Alegre, atendemos 100 crianças e adolescentes inscritos. Nós disponibilizamos várias oficinas, entre elas, Dança, Música, Mountain, Informática, Artesanato, Educação Física e Natação”.  Cerca de 80 idosos são assistidos pela equipe do Cras.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS realiza o baile da Melhor Idade todos os meses. “Classificamos o evento como um momento de diversão e confraternização”, entre a terceira idade.

 

Compartilhe essa notícia

Comentários