Notícias
ENTREVISTA: Secretária de Saúde de Três Ranchos, Michele Marangoni
“Trabalhar em Três Ranchos é um grande desafio”, diz secretária de Saúde
Um dos maiores desafios da atual administração pública de Três Ranchos está agora nas mãos da gestora a secretária de Saúde, Michele Santos da Cruz Marangoni. Antes mesmo de aceitar o novo desafio, trabalhou entre os anos de 2009 a 2011 na Câmara Municipal de Vereadores do município, e também acumulou experiência junto a secretaria de Meio Ambiente no ano de 2012.
Assim como em grande parte do Brasil, a saúde pública do município passa por profundas e necessárias modificações administrativa financeira e estrutural. Durante esses primeiros seis meses, inúmeras reuniões, discussões, ações e, principalmente, mudanças, marcaram o trabalho. Focada numa gestão eficiente, a secretária acredita que o primeiro passo é pensar na saúde como um todo, e não trabalhar com intervenções isoladas.
Como a senhora encontrou a Secretaria de Saúde?
A transição de cargo foi relativamente tranquila, claro que cada pessoa trás no seu histórico profissional o jeito e formas diferentes de conduzir, trago comigo minhas raízes uma forma diferente de atuar com tudo sigo tranquila.
Nestes primeiros 6 meses a saúde foi um dos pontos mais nervosos da administração do governo Hugo Deleon, vai ficar mais tranquilo este setor em 2020?
O prefeito Hugo Deleon tem conduzido as secretarias de uma forma muito atuante e presente, porém, a gestão é plena e aplica-se a decisões do secretário, no caso a pasta da saúde tem uma cobrança ainda maior por se tratar da saúde da população.
Sabemos que os municípios brasileiros vêm enfrentando no país dificuldades e que refletem diretamente nos municípios, Três Ranchos não é diferente por isso o prefeito Hugo Deleon, tem investido além 15%, para que nossos munícipes sejam melhor atendidos por esta secretaria.
O ano de 2020 não será diferente, todos os esforços dessa secretaria estará voltado para melhor atender a população, será investido através de emendas parlamentares mais equipamentos e veículos tanto em treinamento para profissionais.
A saúde consome uma expressiva parte do orçamento da prefeitura. Hugo tenta recursos nos governos Federal e Estadual para reforçar o caixa desse setor, qual gasto real da Saúde em Três Ranchos?
A saúde tem um orçamento bem expressivo além dos 15% investido que é constitucional, o município tem arcado muito além desse percentual, pois o gasto na saúde em Três Ranchos tem girado entorno de 300 mil mensais entre folha de pagamento, impostos, previdência, medicamento, odontologia, medicina preventiva (ESF e NASF), CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, academia da saúde, fisioterapia, vigilância sanitária, vigilância em endemias, contratos, insumos, ministério público (oxigênio e medicamento de alto custo) sendo que o transporte atende pacientes em hemodiálise, tanto pacientes urbanos quanto de zona rural, encaminhando para Catalão de segunda a sábado, também pacientes que necessitam de tratamentos nas cidades de Catalão, Goiânia, Uberlândia, Barretos, Brasília entre outros conforme demanda de paciente para tratamento nesses municípios de acordo com as necessidades.
O que a senhora pretendia e não conseguiu realizar no ano de 2019?
Sempre temos aquela vontade de melhorar, como a aquisição de mais serviços especializados entre outros, mas nossa realidade tem imposto algumas barreiras, creio que com trabalho e ouvindo os anseios da população vamos atender ainda melhor a esta pasta.
Quando a senhora acha que os cidadãos de Três Ranchos vão começar a perceber que as coisas estão melhorando na saúde?
Difícil responder esta pergunta! Eu em uma viagem a trabalho estive no hospital das clinicas de Goiânia pessoalmente em busca de uma resposta de cirurgia para nossos pacientes e fiquei perplexa com a quantidade de pessoas na fila de espera por atendimento. Mas um dos casos que pude assistir de perto quando um senhor de 72 anos foi confirma em outubro de 2019 a sua consulta, para o final de janeiro de 2020, este é apenas um caso que se segue entre tantos nas filas das grandes cidades.
Hoje em Três Ranchos temos um médico clínico e um médico da família de segunda a sexta-feira, um ginecologista, uma pediatra e um psiquiatra que atendem duas vezes na semana, pode se dizer que a fila de espera para estas especialidades no município é praticamente zero, quando a necessidade de encaminhar para demais especialidades, há uma preocupação por parte da secretaria para agilidade em encaminharmos estes pacientes o quanto mais rápido possível de acordo com a regulação.
Digo que sim, grande parte da população reconhece sim o grande esforço do município e da secretaria em atender melhor possível, talvez não conseguimos em tudo e na hora, mais nos esforçamos muito para trazer o que há de melhor para a população de acordo com suas necessidades este é nosso objetivo em fazermos tudo com amor.
Dizem que alguns programas estão formatados por sua equipe, mas que faltam recursos. Isso é fato?
Todos os programas que são formados têm um estudo de viabilidade tanto de impacto social quanto financeiro, no entanto não são lançados apenas para visibilidade da secretaria, são feitos com muita responsabilidade por nós gestores.
Muitas pessoas reclamavam da falta de medicamentos, esse problema foi resolvido?
Esta pergunta abrange talvez uma falta de conhecimento na área de saúde SUS, a nossa unidade farmacêutica trabalha com uma lista RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais).
Como o município tem agido diante dos casos de dengue?
A dengue é um problema crônico que tem se acometido todos municípios da nossa região, nosso trabalho tem sido árduo, a equipe de endemias dispõe de total apoio da secretaria de saúde, precisamos muito da população a nosso lado, este mês começaremos novos mutirões em parceira com a prefeitura, vamos trabalhar também em campanhas educativas nas escolas e na comunidade, lembrando que a dengue é de 50% responsabilidade município 50% população, por isso tão importante uma conscientização da população para o combate à dengue.
Sabemos que a UBS está sobre intervenção da prefeitura quais ações foram realizadas para melhorar o atendimento da instituição?
A Unidade Básica de Saúde (UBS) não funcionaria por si só sem o apoio da prefeitura, com a contrapartida conseguimos manter uma equipe de plantão 24 horas por dia para urgências e emergências sem tal participação teríamos horário de abertura e de fechar como é feito em outras Unidades Básicas pelo pais.
No caso de infraestrutura haverá alguma obra ou ampliação nas unidades de saúde?
Hoje contamos com uma infraestrutura que nos atende com sala de fisioterapia, de emergência, pequenas cirurgias, odontologia, sala de vacina, farmácia, dois leitos, dois consultórios médicos, sala de triagem, coleta de sangue, sala de esterilização e a secretaria de Saúde que funcionam dentro da UBS, ainda temos o prédio do ESF onde também funciona vigilância sanitária, vigilância endemias, NASF e odontologia, contamos também com prédio do CAPS com dois consultórios, sala de enfermagem e sala de oficinas.
Ampliações para melhor atender a população sempre são bem-vindas e muito bem vista pela administração todo trabalho tem que ser feito com responsabilidade para que não pese aos cofres públicos.
Qual o quadro de profissionais disponíveis hoje na saúde de Três Ranchos?
Contamos hoje com médicos clínico geral, médico da família, de pequenas cirurgias, psiquiatra, ginecologista, pediatra, odontologistas, cirurgião dentista, endodontia, psicólogo, fisioterapeutas, farmacêutico, assistente social, educadores físicos, nutricionista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos Bucal, técnico administrativo, técnico educacional, técnico informática, auxiliares de odontologia, agentes de endemias, agentes comunitário de saúde, fiscal sanitário, protético, oficineiro, motoristas, auxiliar de farmácia, recepcionista, auxiliar de limpeza e guarda, totalizando em torno de 80 funcionários.
Finalizando
Quando entrei na secretaria tinha uma visão de usuário, hoje como gestora entendo que a saúde de Três Ranchos é sim vitoriosa diante das dificuldades financeiras, oferecemos muito além do que nos é proporcionado, acreditamos que é possível melhorar com sabedoria e muito trabalho assim os desafios serão rompidos.
Texto: Reginaldo Ribeiro / Foto: Divulgação