Notícias

Goiás deve receber 120 pacientes de Manaus, diz secretário

Goiás deve receber 120 pacientes de Manaus, diz secretário

access_time 4 anos ago

Capital amazonense ficou sem oxigênio hospitalar para o tratamento de internados, nesta quinta

Goiás será um dos Estados que irá receber pacientes de Manaus (AM) com o novo coronavírus, por causa da falta de oxigênio hospitalar – motivada pela explosão de casos de Covid-19, na cidade. Ao todo, estão previstos 120 pacientes para chegar no Estado, explicou o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino.

“O Ministério da Saúde nos pediu para receber e nós demos ‘ok’. A programação é que sejam recebidos no Hospital das Clínicas, inaugurado recentemente, de forma que são leitos extras”, declarou.

“A Organização Panamericana de Saúde e o Hospital Sírio Libanez farão a validação da triagem, o Ministério da Saúde vai homologar e, aí, vai marcar voo, embarque e desembarque”, enumerou o cronograma. “Ainda não há previsão.”

Com isso, inclusive, o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou uma medida vista em cenário de guerra: toque de recolher das 19h às 6h, com exceção somente para atividades essenciais das áreas de saúde, segurança e para a imprensa.

Boletim divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) no domingo (10), informou que cerca de 1.450 pacientes estavam internados, sendo 973 em leitos, 450 em UTIs e 27 em salas vermelhas (assistência temporária de pacientes críticos e graves). Manaus, vale lembrar, já tinha declarado um novo estado de emergência, antes mesmo do anúncio estadual, na última terça-feira (5).

Compartilhe essa notícia

Comentários