Notícias

Goiás fecha fevereiro com aumento de 51% no número de mortos por Covid-19

Goiás fecha fevereiro com aumento de 51% no número de mortos por Covid-19

access_time 4 anos ago

Até às 15h deste domingo, Goiás havia atingido a marca de 8.517 mortes provocadas pela Covid-19 desde o início da pandemia. Foram sete novos óbitos nas últimas 24 horas. O dado alarmante é que o mês de fevereiro fecha com um aumento de 51% nesse índice quando comparado ao mês de janeiro. Para evitar um colapso no sistema de saúde, a região metropolitana de Goiânia e o Entorno do DF adotaram medidas mais rígidas com fechamento de comércio e toque de recolher. Os decretos começam a valer nesta segunda-feira (1º/3).

Leia também:

Após mudanças na metodologia de avaliação, quase todas as regiões de Goiás está em situação de calamidade

Usando como base o boletim epidemiológico do estado, até às 15h de hoje, fevereiro registrava 1.031 mortes. O número é 51% maior do que o índice de óbitos registrados em janeiro, quando 681 pessoas perderam suas vidas para a doença. Os registros de mortes em fevereiro também superam dezembro (454) e novembro (594) de 2020.

A subida de ocorrências de óbitos é mais rápida do que a de casos confirmados. Entre janeiro e fevereiro, o número de pacientes com Covid-19 cresceu 8%. O aumento foi mais expressivo entre dezembro e janeiro, com uma alta de 41% no número de casos confirmados de Coronavírus. No mesmo período, a alta de óbitos era de 50%.

O período entre os dias 22 e 27 de fevereiro foi o pior deste ano. Foram notificados 15.404 casos confirmados em seis dias, uma média diária de 2.567 casos confirmados. Fevereiro também teve um dia de destaque. Na última sexta-feira (26) foram 3.395 registros da doença. Foi o maior índice desde o dia 28 de setembro, final do pico da primeira onda, quando 3.486 pessoas testavam positivo em um único dia.

Em live neste sábado (27/2), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, afirmou que a situação de Goiás é preocupante. Tanto é que mudanças na metodologia de avaliação das Regiões de Saúde de Goiás foi alterada. Desta forma, das 18 regiões, 17 estão em situação de calamidade.

Como medida para tentar frear o avanço da contaminação, as 20 cidades da região metropolitana de Goiânia iniciam nesta segunda-feira (1º/3) o fechamento do comércio não essencial por sete dias. Confira aqui o que poderá funcionar. A região do Entorno do DF também adotou medidas mais severas, como o toque de recolher.

A preocupação é que com a alta de contaminados o estado não consiga ofertar leitos de UTI para todos que precisarem. Até às 18h deste domingo, a taxa de ocupação estava em 96%. Apenas 14 leitos para pacientes graves com Covid-19 estavam disponíveis.

Ronaldo Caiado reiterou a preocupação também com as novas cepas da doença. “No momento em que tivemos conhecimento desta nova cepa, em que nós vimos a capacidade de transmissibilidade muito maior e atingindo também pessoas com a faixa etária bem mais jovem e com a evolução tão rápida, nós já estávamos atentos ao fato. Hoje essa variante já é uma contaminação comunitária e, assim, nós vemos pontos críticos no Estado de Goiás”, alertou.

Enquanto a vacina, único método eficaz no combate à Covid-19, caminha a passos lentos no Brasil, a população deve continuar com os protocolos de segurança, como usar máscara assim que sair de casa e álcool gel 70%, além de evitar aglomerações.
“Ninguém quer causar prejuízo a quem quer que seja. O que nós queremos é salvar vidas”, finalizou Caiado.

 

Compartilhe essa notícia

Comentários